Cultura

SP faz 466 anos e ganha mostra sobre Leonardo de presente

SÃO PAULO, 24 JAN (ANSA) – A cidade de São Paulo, que completa 466 anos de existência neste sábado (25), ganhou de presente uma exposição gratuita dedicada ao gênio renascentista Leonardo da Vinci(1452-1519).   

Chamada “Da Vinci Experience”, a mostra faz parte do calendário de eventos pelos 500 anos da morte do artista e é promovida pela empresa italiana de energia Enel, pelo Consulado-Geral da Itália em São Paulo e pela Embaixada em Brasília.   

Entre 25 de janeiro e 22 de março, a exposição apresentará no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, a trajetória de uma das mentes mais brilhantes da história das artes.   

A mostra é dividida em quatro núcleos: Sala das Máquinas, Área “Self”, Realidade Virtual e Sala Imersiva. Os espaços interativos levam o público a mergulhar no universo criativo de Leonardo por meio de diferentes linguagens.   

Na Sala das Máquinas, o visitante pode ver 10 reproduções de projetos desenvolvidos pelo gênio, como uma asa-delta e uma espécie de paraquedas. Na Área “Self”, o público pode entrar nas molduras e se tornar parte de obras icônicas do artista, incluindo a Mona Lisa.   

O núcleo de realidade virtual oferece a oportunidade de interagir com invenções de Leonardo, controlando tanques blindados e até experimentando uma simulação de voo em sua asa-delta. Já a Sala Imersiva exibe centenas de imagens digitalizadas e vídeos em alta definição.   

A exposição “Da Vinci Experience” foi concebida em colaboração com o Museo Leonardiano de Vinci, na Itália, e já passou por Milão, Florença, Treviso, Lima, Santiago e Bogotá.   

Em entrevista à ANSA na cerimônia de inauguração da mostra, nesta sexta-feira (24), o cônsul-geral italiano em São Paulo, Filippo La Rosa, disse que a exposição é um “presente” da Itália aos cidadãos de São Paulo pelos 466 anos da cidade.   

“É uma mostra muito bela e simbólica, porque a Itália é beleza, inovação, indústria, e aqui dentro tem tudo isso”, declarou. Já Nicola Cotugno, country manager da Enel no Brasil, afirmou em seu discurso que Leonardo é um estímulo para “reinventar e evoluir”.   

A exposição também deve passar pelo Rio de Janeiro.   

Serviço: Exposição Da Vinci Experience e suas invenções Período: de 25 de janeiro a 22 de março Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras – Parque Ibirapuera Endereço: Parque Ibirapuera (Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº- Portões 1 e 3) Horários: quarta a domingo, das 10h às 17h30 (com permanência até as 18h) Entrada gratuita (ANSA)