A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo anuncia a 17ª edição do Viagem Literária, um dos mais relevantes programas de incentivo à leitura do país. Entre agosto e outubro de 2025, a iniciativa promete transformar 67 bibliotecas municipais do interior e litoral, além das renomadas Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos na capital, em vibrantes centros de cultura e conhecimento. O grande foco deste ano: a literatura afro-brasileira, em uma programação totalmente gratuita.
Desde sua concepção, o Viagem Literária já promoveu cerca de 4 mil ações culturais, reuniu 294 convidados de peso e impactou mais de 380 mil pessoas, consolidando-se como uma política pública essencial. “O Viagem Literária é um exemplo de como a política pública pode fortalecer o papel das bibliotecas e ampliar o acesso ao livro em todas as regiões do estado. Levar autores, histórias e encontros para o interior e o litoral é uma forma concreta de valorizar a leitura como direito e como experiência coletiva”, ressalta Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
A edição de 2025 está dividida em três módulos principais: Contação de Histórias, Encontros com Escritores e Festivais, Feiras e Festas Literárias. Todos os títulos abordados nas atividades estarão também disponíveis na BibliON, a biblioteca digital gratuita do Estado de São Paulo (www.biblion.org.br). A seleção dos municípios participantes segue critérios técnicos rigorosos definidos pelo SisEB, garantindo o engajamento das bibliotecas e a qualidade da oferta cultural.
O programa é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e SP Leituras, contando com o patrocínio de importantes empresas como Anhanguera, Cogna Educação, DHL, Stima Energia e Colégio Vital Brazil.
Módulo 1: Contação de Histórias – Literatura Afro-Brasileira
De 5 a 29 de agosto, serão 134 ações presenciais que mergulham na riqueza da tradição oral. Artistas e grupos especializados em literatura e cultura popular conduzirão sessões para todas as idades, celebrando a literatura afro-brasileira através de narrativas sobre identidade, ancestralidade, resistência e afeto. Com leveza, musicalidade e emoção, cada encontro promete reconectar o público com histórias muitas vezes esquecidas, evidenciando o poder transformador da palavra falada.
Entre os renomados participantes do Módulo 1 estão Abigail Torres, Alan Martins, Cris Miguel, Giba Pedroza, Ruth Rocha e muitos outros, que levarão suas vozes e talentos para as bibliotecas.
Módulo 2: Encontros com Escritores – Literatura Afro-Brasileira
De 7 a 24 de outubro, com mais 134 ações presenciais, o segundo módulo aproxima o público dos autores. Escritoras e escritores da literatura afro-brasileira contemporânea percorrerão o estado para dialogar com leitores em encontros que prometem ser potentes, repletos de troca, escuta e inspiração. Mais que simples apresentações, cada encontro será um convite à reflexão sobre trajetórias pessoais, processos criativos, identidade, representatividade e o papel da literatura como instrumento de transformação social.
O Módulo 2 contará com a presença de grandes nomes como Eliana Alves Cruz, Jarid Arraes, Mel Duarte, Ryane Leão, entre outros, que fomentarão discussões profundas e acessíveis em espaços públicos de leitura.
Serviço
VIAGEM LITERÁRIA 2025 – 17ª EDIÇÃO
- Módulo 1: Contação de Histórias – Literatura Afro-Brasileira
- Data: 5 a 29 de agosto
- 134 ações presenciais com sessões com tradução em Libras.
- Módulo 2: Encontros com Escritores – Literatura Afro-Brasileira
- Data: 7 a 24 de outubro
- 134 ações presenciais.
As cidades participantes nos módulos 1 e 2 abrangem diversas regiões do estado, incluindo Araçatuba, Campinas, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, e, claro, a capital, São Paulo.
Para mais informações e a programação completa, acesse: https://viagemliteraria.org.br e www.biblion.org.br.