Três semanas após uma cratera se abrir na Marginal Tietê, em São Paulo (SP), durante uma obra da linha 6-Laranja do metrô, o governo de São Paulo e a empresa Acciona ainda bombeiam o esgoto que invadiu o local. As informações são do Uol.
De acordo com o secretário de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, os dois tatuzões usados na obra continuam submersos no esgoto, após o rompimento de um túnel da Sabesp. Um deles estava funcionando no momento do acidente e o outro estava sendo montado.
Os responsáveis pela obra aguardam a drenagem dos túneis para avaliar o estado dos equipamentos. Segundo o Uol, Galli prevê que em 20 dias a drenagem deve ser completada. No entanto, a Acciona evita falar em prazos.
“A drenagem do esgoto está em curso e não há prazo definido para a conclusão”, escreveu a empresa em nota.
Equipamento deve percorrer 10 km
O Tatuzão, equipamento de perfuração de túneis, operava no local do acidente desde 16 de dezembro e tinha a previsão de percorrer dez quilômetros como parte das obras da Linha 6-Laranja do Metrô.
A tuneladora, nome técnico do equipamento, começou a escavação em um evento que contou com a presença do governador João Doria (PSDB). O Tatuzão partiu do VSE Tietê (poço de ventilação e saída de emergência) e chegaria até um outro VSE na Avenida Senador Felício dos Santos, no centro.
O equipamento percorreria dez quilômetros nos próximos meses entre as estações Santa Marina e São Joaquim. Pesando 2 mil toneladas, cada Tatuzão possui diâmetro de 10,61 metros e extensão de 109 metros, de acordo com especificações da empresa responsável pela obra. Sua capacidade de perfuração é de aproximadamente 12 a 15 metros por dia.
Para a sua operação são necessárias aproximadamente 50 pessoas, divididas em três turnos de trabalho, informou a Acciona. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.
A previsão do governo paulista era que um outro Tatuzão começasse a trabalhar ainda no primeiro semestre deste ano no sentido inverso, do centro para a zona norte.
A Linha 6-Laranja do Metrô tem a previsão de interligar o bairro da Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da capital. A obra tem 15 quilômetros de extensão e previsão de construção de 15 estações. A previsão do governo do Estado é que a linha, quando estiver pronta, deverá transportar 630 mil passageiros por dia.
Investigação
As causa do acidente estão sendo avaliadas por técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas). Eles também estão analisando os possíveis reparos que serão necessários. O Ministério Público de São Paulo deve começar a colher depoimentos dos diretores e responsáveis pelas obras nos próximos dias.
* Com informações da Agência Estado