SP: Comerciantes do Mercadão são acusados de ‘golpe da mortadela’

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Mercado Municipal de São Paulo Foto: Reprodução TV Globo

Fiscais do Procon-SP fizeram uma operação no Mercado Municipal de São Paulo, o Mercadão, na quinta-feira (17), após clientes denunciaram golpes aplicados pelos lojistas. De acordo com o órgão, apesar de não terem flagrado a prática conhecida como “golpe da fruta”, os fiscais multaram 11 estabelecimentos por irregularidades.

Durante a operação, os agentes de órgão de defesa do consumidor também apuraram denúncias referente ao “golpe da mortadela”. Segundo a reclamação dos clientes, a mortadela usada para preparar os lanches é diferente da marca anunciada na frente do estabelecimento.

“Os donos de estabelecimentos não comprovaram a compra da mortadela da marca anunciada e também não mostraram nenhuma peça fechada no estoque”, afirmou o diretor-geral do Procon, Fernando Capez, ao jornal Valor Econômico.

Apesar de não terem exibido provas da origem da mortadela– o que é ilegal –, não foi possível determinar exatamente qual a marca do embutido usada no preparo dos sanduíches.

Lojistas multados

Conforme o Procon, as irregularidades encontradas na quinta-feira (17) foram:

  • venda de frutas importadas com o prazo de validade vencido e sem conter os dados do importador;
  • não informação do preço de forma precisa e adequada (o valor não fazia referência à unidade de medida, não informando se o preço era por unidade, quilograma ou grama);
  • ausência de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível para o consumidor.

Os fiscais também verificaram que alguns locais não emitiam nota fiscal ou emitiam o comprovante de pagamento com CNPJ diferente. Esses casos serão encaminhados para a Secretaria Estadual da Fazenda. Os locais que foram flagrados cometendo irregularidades serão multados.

O que é o Golpe da Fruta?

– A loja não informa por escrito o preço das frutas vendidas;
– Lojista coage consumidor a provar as frutas;
– Lojista oferece a fruta por grama em vez de falar o valor por quilo, o que pode confundir o consumidor;
– Cobra muito mais do que o preço ofertado na hora do pagamento;
– Coloca mais produtos do que o solicitado na bandeja para elevar o valor da compra;
– Bandeja com diversas frutas são cobradas sob o preço e peso da mais cara.