A Câmara de Vereadores de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, decidiu aplicar uma advertência ao vereador Benedito Franco Bueno, conhecido como Ditinho do Asilo. Em junho, ele foi flagrado cheirando uma calcinha comestível durante uma sessão virtual da Câmara Municipal da cidade. As informações são do Uol.

O ato ocorreu enquanto uma vereadora comentava sobre cortes de árvores na cidade. De acordo com o vereador, ele estava no seu gabinete durante a sessão quando recebeu um pacote. O parlamentar desativou o microfone da chamada com os vereadores para ver o que havia ganho, achando que o vídeo também seria desativado automaticamente.

No vídeo, que viralizou nas redes sociais, Ditinho do Asilo aparece com uma calcinha vermelha na mão. Ele olha a peça e, depois, cheira. Logo em seguida, outro vereador tenta alertar o parlamentar. Assim que percebe que estava sendo filmado, Ditinho afasta a câmera.

A advertência da Comissão de Ética do legislativo municipal ocorreu no último dia 17. No relatório, foi frisado que a advertência é a maior punição que a Comissão de Ética poderia apresentar e que só Plenário da Casa poderia decidir pela cassação do mandato do vereador.

A decisão frustrou um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, coletadas até essa sexta-feira (4), que pedia a cassação do mandato de Ditinho do Asilo.