Um avião com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu na cidade de Vinhedo, em São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 9, e matou todos as pessoas a bordo. De acordo com o governo de São Paulo, equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil do estado estão no bairro Capela para atendimento da ocorrência.
A companhia responsável pelo voo, a Voepass, antiga Passaredo, informou que a aeronave ATR – voo 2283, de matrícula PS-VPB, decolou de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto de Guarulhos, no estado de São Paulo.
+ Voepass é a antiga Passaredo: quem é a empresa do avião que caiu em Vinhedo
+ Lula pede um minuto de silêncio em solidariedade a vítimas de avião que caiu em Vinhedo
Em nota, a companhia disse que está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.
Conforme a prefeitura de Vinhedo, hospitais da região foram mobilizados para atender possíveis vítimas. Ainda não há informações sobre mortos e feridos.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram a aeronave rodopiando no ar e caindo numa região urbana. O avião pegou fogo ao tocar o solo.
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que, por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave.
“Investigadores do CENIPA e do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro, localizados em São Paulo, já estão a caminho para realizar a Ação Inicial da ocorrência”, informou a FAB.
Também em nota, o governador Tarcísio de Freitas, que estava em Vitória (ES) para reuniões do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), informou que está retornando para São Paulo e vai para o município de Vinhedo acompanhar os trabalhos das equipes de resgate.
De acordo com a assessoria do aeroporto de Viracopos, a aeronave não chegou a fazer contato com a torre de controle do aeroporto.
Confira imagens do acidente:
No site Flightradar, que acompanha voos de todo o mundo, é possível perceber o momento da queda da aeronave. Segundo informações do site, a aeronave estava a 17 mil pés quando começou a perder altitude rapidamente.