Na próxima sexta-feira (23), às 18h, acontece o Ato Solene: “Saúde Preta: Contra a invisibilização da doença falciforme” na Assembleia Legislativa de São Paulo (ALESP). O evento é organizado pelo codeputado Jesus dos Santos (PDT), da Mandata Ativista, em parceria com a Associação Pró-Falcêmicos (APROFE), e será transmitida pela TV ALESP (8.2).

De acordo com o codeputado, o ato é importante para jogar luz em um problema de saúde pública que ocorre, majoritariamente, na população negra: “É preciso que as pessoas tenham ciência desta doença, pois desde a sua descoberta, a anemia faciforme nunca foi levada a sério pelo poder público”.

A doença falciforme é hereditária e ataca os glóbulos vermelhos do sangue, o que pode provocar infecções no corpo, úlceras e até complicações pulmonares, neurológicas e renais.

Para Sheila Ventura Pereira, presidente da APROFE, a doença: “tem elevada prevalência na população afrodescendente brasileira” e se agrava de acordo com a situação de vulnerabilidade social: “O agravo é entendido como um fenômeno biocultural por envolver aspectos […] socioeconômicos e culturais que influenciam a vivência cotidiana dos indivíduos”.

O Ato Solene contará com convidados do setor de saúde, parlamentares e movimentos sociais.

Para Jesus, o evento é importante e destaca que: “por anos, o racismo estrutural escondeu essa doença [anemia falciforme], exatamente por acometer majoritariamente a população preta, mas que com o processo de misgenação forçada passou a ser de qualquer pessoa independente de sua etnia. Hoje estamos dando mais um passo para mudar essa realidade e proteger a saúde de nossa população!”.

Saúde Preta: Contra a invisibilização da doença falciforme
Quando: 23 de abril, sexta-feira
Horário: 18h
Transmissão: TV ALESP (Canal 8.2) ou pelo canal de Youtube da ALESP