Uma colisão envolvendo um caminhão e um ônibus fretado deixou ao menos 12 mortos e 19 feridos na noite desta quinta-feira, 20. O acidente aconteceu na Rodovia Waldir Canevari na altura do quilômetro 17, na região da cidade de Nuporanga (SP) e São José da Bela Vista (SP), no interior paulista.
De acordo com a Defesa Civil, o ônibus, que transportava 29 pessoas e o motorista, levava estudantes da Unifran (Universidade de Franca) com destino a São Joaquim da Barra (SP). Conforme o Corpo de Bombeiros, o resgate foi realizado com apoio de ambulâncias locais e, no momento da chegada dos socorristas, populares já haviam tirado pessoas do veículo.
Uma pessoa com traumatismo craniano foi transferida para atendimento em Franca (SP), enquanto três pacientes seguem hospitalizados na Santa Casa de São Joaquim da Barra, mas sem risco de morte. Outras 12 pessoas chegaram a ser encaminhadas para atendimento médico, mas já foram liberadas. Já o motorista da carreta fugiu do local sem prestar socorro às vítimas. Ele foi preso nesta sexta-feira, 21, por fuga de local, homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, após procurar atendimento médico.
Segundo as autoridades, os corpos das 12 vítimas foram encaminhados ao IML (Instituto Médico Legal) de São Joaquim da Barra para serem examinados e identificados. Um velório coletivo deve ser realizado na cidade.
Nas redes sociais, o perfil da atlética unificada Unifran lamentou o ocorrido. “Que essa tragédia sirva como um lembrete da importância da empatia, do amor e do apoio mútuo“, diz o comunicado.
Ver esta publicação no Instagram
Também em nota, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicados), lamentou o acidente. “Amanhecemos com a triste notícia desta tragédia que matou 12 estudantes universitários em um terrível acidente entre um ônibus e um caminhão na rodovia Waldir Canevari, na região de Ribeirão Preto. Estudantes que retornavam da Universidade de Franca e tiveram seus sonhos interrompidos. Vamos acompanhar de perto as investigações sobre as razões que contribuíram para esta tragédia. Meus mais sinceros e profundos sentimentos a familiares e amigos das vítimas”, escreveu o governador.
Após a confirmação do acidente envolvendo os universitários, a Universidade de Franca suspendeu as aulas nesta sexta-feira, 21, e declarou luto oficial de três dias. “Neste momento, a Universidade está priorizando a acolhida de seus alunos e docentes, assim como dos familiares, conforme chegam as informações e confirmações. A Universidade coloca à disposição suporte e atendimento psicológico para sua comunidade acadêmica e todos aqueles diretamente afetados que necessitarem de apoio nesse momento difícil”, diz o comunicado.