Key Alves, de 23 anos, intrigou a web ao se definir como sapiossexual no BBB23, da Globo.

“Se o cara é muito inteligente, estilo nerd mesmo, meu olhinho fica brilhando, apaixonada. Mas é difícil achar homem assim, viu! E tem que ser mais velho, também, tipo 20 anos a mais que eu”, afirmou a sister.

A declaração tem gerado polêmica nas redes, inclusive, com direito a memes no Twitter.

Recentemente, Bela Gil também explicou sua sapiossexualidade. “Me atraio por pessoas inteligentes, não necessariamente bonitas”, afirmou a filha de Gilberto Gil, em uma entrevista.

Karol Conká é outra artista que faz parte do “time” das sapiossexuais famosas.

O que é sapiossexualidade

Termo ainda desconhecido por muita gente, a sapiossexualidade não tem a ver com gênero. “A pessoa pode se identificar como hétero, homo, bi, assexual ou panssexual e também ser sapiossexual”, define Eduardo Perin, psiquiatra pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Para esses indivíduos, continua o especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e em Sexualidade, é necessário haver uma admiração ou conexão intelectual para despertar o interesse romântico ou sexual.

“Essa nomenclatura é parte da assexualidade, muitas vezes, já que a pessoa, geralmente, tem apenas interesse em relacionamento afetivo, não sexual. Mas pode haver atração física também, em alguns casos”, conclui o psiquiatra.