Bela Megale A poucos dias de completar 30 anos, Ana Claudia Michels afirma com toda segurança que vive o melhor momento de sua vida. ?Eu acreditava que chegaria a esta idade me achando velha, mas na verdade estou muito mais feliz. Não queria voltar um mês?, disse ela, que fotografou para a grife Armazém. Planos não faltam à top, que até se matriculou em um cursinho pré-vestibular para ver como se sai na sala de aula depois de mais de uma década longe dos estudos. Este e outros projetos ela revela em entrevista à Istoé Gente. Como vai festejar seus 30 anos? Vou fazer uma festinha em São Paulo. Nunca comemorei assim. Já fizeram uma festa surpresa para mim, mas eu nunca organizei nada. Decidi comemorar porque são 30 anos. O que muda daqui para frente? Espero que não mude nada. As pessoas têm medo de chegar nesta idade. Eu acreditava que chegaria aos 30 me achando velha e na verdade estou muito mais feliz. Não queria voltar um mês atrás. Quando me olho no espelho, acho que está tudo certo. Gosto mais do meu corpo agora do que quando eu era mais nova.
Então está passando ilesa pela crise dos 30? Sim. Estou adorando fazer 30. Agora me conheço melhor, é tudo menos confuso. Não tenho mais medo de expor minha opinião para quem quer que seja. Sou bem mais segura Por que? Gosto do meu corpo quando estou bem magrinha e para mim é mais fácil ficar magrinha hoje em dia, pois aprendi como meu corpo funciona. Como comida de verdade e na quantidade certa. Não me privo de nada, só cuido das quantidades. Faz exercício? Sim, aeróbico e musculação. Gosto de fazer aparelhos na academia. Vou revezando para não enjoar. Pensa em aposentadoria? Vai acontecer em algum momento. Me preparo para isto desde que comecei, pois todos dizem que a carreira de modelo é muito curta. Mas estou com 15 anos de estrada e isso ainda não aconteceu. Parei de pensar nisso, estou curtindo a minha profissão até quando puder. O que vou fazer é um cursinho pré-vestibular em agosto. Faz muito tempo que eu não estudo. Quero ver como me sinto estudando. Pretende prestar algum vestibular? Ainda não sei, antes quero terminar o cursinho. É verdade que tem vontade de fazer medicina? Sim. A matéria que mais gostava na escola era biologia. Desde pequena sou uma médica meio frustrada. Quando se aposentar, o que gostaria de fazer? Não tenho o objetivo de continuar na área artística. Até gostaria de fazer algo ligado à moda, porque aprendi muito e gosto. Mas não levo jeito para ser apresentadora, atriz.
Muitas mulheres se sentem pressionadas a casar e ter filhos aos 30. Como lida com isso? Sinto um pouco dessa pressão, mas não adianta, é preciso ter calma. Estou solteira, mas tranqüila. Acredito que na hora certa vai acontecer. Eu não quero aceitar qualquer coisa só por causa da idade, não vou me desesperar. É possível ficar rica sendo modelo no Brasil? É uma profissão que paga bem em comparação às demais, mas muito concorrida. Para mim é ótimo por todos os sentidos, consegui viver dela, viajar, aprender com ela. Por que optou por voltar para o Brasil, em 2005? Essa decisão limitou seus trabalhos? Sim, mas optei por qualidade de vida. Eu não era feliz morando fora, era muito difícil. Por falta da família, do clima, da comida. Eu ficava deprimida. Achei que por voltar para o Brasil teria uma carreira mais curta, mas estou trabalhando até hoje. Se eu soubesse que seria tão bom teria vindo antes. Morei seis anos em Nova York e vinha ao Brasil duas, três vezes por ano. Eu ia embora chorando, era uma desgraça (risos). Como tentou se adaptar lá? Morava num apartamento que era uma delícia no West Village. Deixei o espaço com a minha cara. Até levei um cachorro para lá. Mas sentia muita falta do Brasil, mesmo tendo muitos amigos.