A Eurocopa-2020, cuja eliminatória terminou na terça-feira, promete ser um torneio à altura do grande número de estrelas e equipes participantes, mas, até lá, o centro das atenções será sua complexa organização, com doze países sedes, e um sorteio em 30 de novembro que se apresenta como um quebra-cabeças.

– Todos convidados –

A edição de 2016 da Euro foi marcada pela ausência da Holanda, um das grandes potências do continente. Mas em 2020, todas as maiores seleções do continente europeu estarão presentes, algumas delas após realizarem eliminatórias perfeitas.

Bélgica e Itália, por exemplo, venceram suas 10 partidas. Algo já esperado dos Diabos Vermelhos liderados por Eden Hazard, semifinalistas da última Copa do Mundo, mas surpreendente para a Itália do técnico Roberto Mancini, que vem ressuscitando a ‘Azzurra’ após ficar de fora da Copa da Rússia-2018.

O técnico Ronald Koeman realizou a mesma proeza com a Holanda, a outra grande ausente do Mundial russo, e construiu uma equipe rejuvenescida e atraente com jogadores como Frenkie De Jong, Mathijs De Ligt e Virgil Van Dijk.

Também estará na Euro-2020 Harry Kane, artilheiro das eliminatórias (12 gols) e que tentará ajudar a Inglaterra a conquistar seu primeiro título europeu, sendo que a final será em Wembley.

A Alemanha, a Espanha, a França, atual campeã do mundo, e Portugal, que defenderá o título europeu, também terminaram brilhantemente suas eliminatórias, embora nem todas serão cabeças de chave no sorteio.

– CR7 não terá vida fácil –

De fato, a distribuição dos grupos, confirmada nesta quarta-feira pela Uefa, promete duelos estelares na fase de grupos.

A França, por exemplo, estará no segundo pote e, pelas regras do sorteio, sabe que terá pela frente a Espanha em Bilbao, a Itália em Roma, a Alemanha em Munique ou a Inglaterra em Londres.

Complicado para os campeões do mundo… embora sempre poderia ser pior. É o caso de Portugal de Cristiano Ronaldo, que estará no terceiro pote do sorteio, o que poderia significar um ‘grupo da morte’ ao lado de França e da Espanha e uma quarta seleção, que será conhecida após uma repescagem, em março.

– Regras polêmicas –

As regras do sorteio idealizado pela Uefa para este primeiro torneio organizado em 12 países permite a composição prévia de algumas chaves. Uma situação inédita que abriu brecha para críticas.

Cada grupo jogará em duas cidades pré-determinadas e as seleções desses países estarão necessariamente nestas chaves caso tenham se classificado para a competição.

É o caso do grupo B, cujas sedes serão Copenhague e São Petersburgo. Isso significa que nesta chave estarão Dinamarca e Rússia, ambas classificadas, e o cabeça de chave será a Bélgica, devido ao fato da Ucrânia, outra equipe do primeiro pote que não tem cidade sede, não poder enfrentar os russos por motivos diplomáticos e de segurança.

Assim, sabe-se também que a Ucrânia fará parte do grupo C, com sede em Amsterdã e Bucareste.

O fato da Bélgica já conhecer dois de seus três adversários da primeira fase antes mesmo da realização do sorteio “é um escândalo, uma espécie de falsificação da competição”, acusou a televisão flamenca TVM.

O técnico da França, Didier Deschamps, também alertou: “Vendo como está organizado o sorteio com o aspecto geográfico, será cômico”.

– Repescagem e outras curiosidades –

É curioso conhecer-se praticamente a composição inteira de um grupo quando sequer foram definidos todos os classificados. As últimas quatro vagas ainda serão disputadas durante uma repescagem, em março.

Nesta repescagem participarão as 16 melhores equipes da Liga das Nações que não conseguiram a classificação pela via tradicional. Estas seleções serão distribuídas em grupos de quatro determinados por seu ranking em um sorteio que será realizado na sexta-feira.

Outra certeza é que o torneio continental terá uma seleção sem qualquer tradição, que sairá do grupo D da repescagem formado por Macedônia do Norte, Geórgia, Belarus e Kosovo.

– Composição dos potes do sorteio das eliminatórias para a Eurocopa-2020:

Pote 1 (cabeça de chave)

Bélgica

Itália (anfitrião)

Inglaterra (anfitrião)

Alemanha (anfitrião)

Espanha (anfitrião)

Ucrânia

Pote 2

França

Polônia

Suíça

Croácia

Holanda (anfitrião)

Rússia (anfitrião)

Pote 3

Portugal

Turquia

Dinamarca (anfitrião)

Áustria

Suécia

República Tcheca

Pote 4

Gales

Finlândia

Vencedor da repescagem A

Vencedor da repescagem B

Vencedor da repescagem C

Vencedor da repescagem D

ah-dga/jed/lab/am