TECNOLOGIA Gui Albuquerque, vocalista do Jeito Moleque: “sempre fui muito fissurado com o meu sorriso” (Crédito:Divulgação)

É só ligar a televisão para perceber o padrão: sorrisos tão brancos que causam até estranheza. A completa reconstrução dos dentes por meio de técnicas com porcelana é a nova febre nos consultórios odontológicos. Diferente do simples clareamento, que reverte o amarelado causado pelo tempo, alimentos ou cigarro, o branqueamento busca uma imagem idealizada — uma tonalidade branca que o corpo humano sequer é capaz de produzir naturalmente.

Segundo o dentista Rodrigo Ribeiro, responsável pela higiene bucal de diversas celebridades, há duas maneiras de se fazer o branqueamento: por meio de lentes de contato, mais superficiais e modernas, ou com facetas dentárias, que mexem de forma mais profunda na estrutura do dente. “A procura pelo sorriso perfeito anda absurda. É a maior moda no consultório hoje. As pessoas chegam com dúvidas, mas com a mesma certeza: querem dentes branquíssimos”, diz Rodrigo, do Instituto Cores do Sorriso e da Face.

Esculpidos

Qual tratamento é o mais efetivo? A faceta é um método em que se encapa somente a parte da frente do dente, com maior desgaste e riscos de sensibilidade. Já a lente de contato dental consiste em uma película de porcelana muito fina. Essa é a técnica mais moderna atualmente — sem um limite para a tonalidade branca. Também é possível “misturar” tratamentos, como o clareamento clássico feito em gel em alguns dentes e lentes de contato em outros. Tudo dependerá do histórico e da estrutura da arcada dentária do paciente. Uma vez colocadas, tanto as lentes como as facetas, elas não podem ser simplesmente removidas, pois o dente natural perde seu esmalte no processo.

Segundo Rodrigo, a preocupação deve ser, acima de tudo, com o material utilizado pelo dentista — e é justamente isso que encarece o tratamento. A cobertura pode ser feita com resina ou porcelana: a resina, apesar de mais barata, é porosa e escurece com o tempo; a porcelana de qualidade não deforma, não escurece e não corre riscos de infiltração. O preço? As desejadas lentes podem chegar até R$ 3 mil cada. O custo final, se forem aplicadas em vinte dentes, pode passar dos R$ 60 mil — um valor que acaba com qualquer sorriso.