Saúde da mulher

Exposição à pouca luz durante o sono pode ser prejudicial à saúde, aponta estudo

Crédito: Pexels

Más notícias para quem ama dormir com a televisão ligada: um novo estudo mostrou que até mesmo uma quantidade moderada de exposição à luz durante o sono pode ser prejudicial à sua saúde.

+ Calculadora do sono: quantas horas de sono você precisa, de acordo com a faixa etária


+ Dificuldade para dormir durante a menstruação? Saiba o que fazer

Infelizmente, os resultados mostram que parece que pode ser melhor limitar seu tempo de tela às suas horas acordada. Entenda com informações da “Slice”.

O estudo

A pesquisa, realizada pela Northwestern Medicine — sistema de saúde de Chicago, nos Estados Unidos —, testou diferentes condições de sono em uma pequena amostra de 20 adultos jovens saudáveis. Os resultados indicaram que apenas uma noite de exposição à luz durante o sono pode ter implicações negativas para diversos fatores de saúde.

Uma noite de exposição moderada à luz ambiente pode aumentar a frequência cardíaca noturna enquanto reduz a variabilidade da frequência cardíaca, além de aumentar a resistência à insulina na manhã seguinte em comparação com o sono em um ambiente de sono pouco iluminado.

Como evitar a exposição à luz durante o sono

A boa notícia é que existem alguns passos simples que você pode seguir para otimizar seu ambiente e dormir melhor.

• Mantenha as luzes apagadas ou o mais baixas possíveis: se você precisar de alguma luz por motivos de segurança, opte por uma lâmpada fraca próxima ao chão, evitando o nível dos olhos.

• Considere a cor: luzes brancas ou azuis podem atrapalhar seu ciclo de sono. Opte por âmbar, vermelho ou laranja em torno de seu quarto sempre que possível.

• Procure maneiras de acabar com a luz (literalmente): se a luz natural se aproximar (por exemplo, se você dorme durante o dia por causa do trabalho em turnos), considere encontrar maneiras de bloquear a luz, como com cortinas blackout ou uma máscara para os olhos.