Vários soldados israelenses ficaram feridos neste domingo (10) em um ataque de drones lançado pelo movimento Hezbollah a partir do Líbano, informaram o Exército israelense e o grupo libanês.

Desde o início da guerra entre Israel e o movimento islamista palestino Hamas em Gaza, em outubro, são frequentes os confrontos na fronteira entre Israel e Líbano, o que alimenta temores de uma escalada do conflito.

O Exército israelense informou que dois soldados ficaram feridos e vários outros sofreram ferimentos leves depois que seus mísseis de defesa derrubaram alvos suspeitos vindos do Líbano.

O Hezbollah, aliado do Hamas e apoiado pelo Irã, disse ter usado “drones de combate” em uma operação contra um “centro de comando” do Exército israelense.

Desde o início da guerra em Gaza, os confrontos na fronteira entre Israel e Líbano deixaram mais de 120 mortos em território libanês, a maioria deles combatentes do Hezbollah, mas também mais de 15 civis, incluindo três jornalistas, segundo uma contagem da AFP.

Um soldado libanês morreu em um bombardeio israelense na terça-feira. O Exército israelense reconheceu o incidente e disse que as forças armadas libanesas não eram o seu alvo.

Em Israel, seis soldados e três civis morreram, segundo as autoridades israelenses.

lcm-we/mib/hme/an/mb/aa/rpr