O avião Solar Impulse 2 percorreu até a noite desta terça-feira a metade do trajeto sobre o Atlântico em direção à Espanha, na 15ª etapa de sua volta ao mundo tendo o Sol como único combustível.

“@bertrandpiccard atravessando a metade do Atlântico! Grande sucesso, é um voo desgastante para #Si2”, tuitou o Solar Impulse enquanto o avião iniciava sua segunda noite sobre o oceano.

O Solar Impulse 2 iniciou o voo na segunda-feira no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York, e demorará entre 90 e 110 horas para chegar ao destino desta 15ª etapa, o aeroporto de Sevilha, na Espanha.

A cada amanhecer, as baterias do avião voltam a se recarregar, após uma noite de voo alimentada pela energia gerada nas suas 17.000 células fotovoltaicas.

“Não vão acreditar em mim, mas à minha direita vejo um iceberg no oceano Atlântico. Olhem!”, relatou Piccard no blog que compartilha com o outro piloto do Solar Impulse 2, seu compatriota André Borschberg.

Na sua primeira jornada sobre o Atlântico, Piccard viu baleias saltando sobre a água e uma maravilhosa lua cheia durante a noite, entre outras coisas.

Com o peso de um carro e uma envergadura de 72 metros, a aeronave voa a uma velocidade que geralmente não passa de 50 km/h, mas que pode dobrar com uma exposição direta ao sol.

Por ser leve (1,5 toneladas), o Solar Impulse 2 é muito sensível às turbulências.

O Solar Impulse 2 realiza sua volta ao mundo de 35.400 km em etapas, nas quais Piccard e Borschberg se revezam para pilotar este avião de quatro hélices.

Em sua etapa mais longa, o Solar Impulse 2 voou 118 horas de Nagoya (Japão) até a ilha americana do Havaí.

O piloto André Borschberg foi o responsável por conduzir a aeronave durante essa longa etapa, de 6.437 quilômetros, sobre o Pacífico ocidental, na qual foi batido o recorde de voo ininterrupto mais longo da história.

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