São Paulo, 03/12 – O plantio da safra de soja 2020/21 do Rio Grande do Sul atingiu 61% da área prevista, avanço semanal de 14 pontos porcentuais, disse a Emater/RS-Ascar, em levantamento. “A previsão de chuvas animou os agricultores, que em várias regiões realizaram plantios, mesmo sem condições adequadas de umidade; na sequência, as chuvas ocorridas em todas as regiões contribuíram para a retomada das operações de plantio, para o desenvolvimento da cultura e também para o início das operações de tratos culturais”, disse a Emater, em relatório semanal. Há atraso ante igual período do ano passado, quando 76% da área havia sido plantada.

No caso do milho, o plantio alcançou 85% da área no Estado, ante 83% na semana anterior e 88% em igual período de 2019. “As precipitações de distribuição irregular e volumes variados no Estado ocorridas durante a semana contribuíram para amenizar o déficit hídrico ocasionado pelo longo período de tempo seco e para retomar os plantios e os tratos culturais”, disse a Emater. Até 3 de dezembro, já foram comunicadas 1.646 ocorrências de perdas para cobertura do Proagro.

Ainda segundo a Emater, o plantio do arroz estava 98% concluído, avanço de 1 ponto porcentual em uma semana. Os trabalhos estão adiantados ante igual período de 2019, quando 88% da área havia sido plantada. As chuvas ajudaram no desenvolvimento dos cultivos e na etapa final da semeadura, segundo o boletim. A colheita de trigo atingiu 99%, ante 98% uma semana atrás e em linha com igual período de 2019. Restam áreas a serem colhidas em Bagé, Pelotas e Caxias do Sul.