Campeã do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada, no início de fevereiro, a norte-americana Sofia Kenin estava sofrendo com uma seca de vitórias no circuito profissional. Nesta quarta-feira, depois de cair nas estreias em Doha (Catar) e Dubai (Emirados Árabes Unidos), o triunfo finalmente veio na sua primeira partida no Torneio de Lyon. Na quadra dura e coberta na França, a atual número 5 do mundo bateu a russa Vitalia Diatchenko por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/3.

Kenin é a principal favorita ao título em Lyon. A cabeça de chave número 1 se classificou às quartas de final e agora enfrentará, nesta quinta-feira, a romena Jaqueline Cristian, de 21 anos e 174.ª do ranking da WTA, em busca de um lugar entre as oito melhores da competição.

A rodada desta quarta-feira também definiu as primeiras classificadas às quartas de final. A belga Alison Van Uytvanck bateu a búlgara Viktoriya Tomova por 2 sets a 1 – parciais de 3/6, 6/4 e 7/6 (7/2) – e sua próxima rival será a francesa Caroline Garcia, que derrotou a também belga Ysaline Bonaventure por 7/5 e 6/2. E a italiana Camila Giorgi venceu de virada a francesa Alizé Cornet por 2 a 1 – com parciais de 4/6, 7/6 (7/5) e 6/2.

Na chave de duplas, a brasileira Laura Pigossi caiu ainda na primeira rodada. Ela e a holandesa Rosalie Van Der Hoek foram superadas pelas bielo-rusas Vera Lapko e Lidziya Marozava por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6 (7/0).

Laura Pigossi é a segunda brasileira mais bem colocada no ranking individual de duplas. A jogadora de 25 anos está com o melhor posto da carreira no 135º lugar. Acima dela, apenas a 46.ª colocada Luisa Stefani, que atuou em Doha e Dubai nas últimas semanas e jogará em Indian Wells, nos Estados Unidos, a partir da semana que vem.