CORTINA D’AMPEZZO, 8 FEV (ANSA) – A esquiadora italiana Sofia Goggia conquistou a medalha de bronze na prova de downhill feminino dos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, disputada na manhã deste domingo (8).
Goggia garantiu o terceiro lugar ao completar o percurso em 1min36s69, em uma competição marcada por interrupções e momentos de tensão, que acabaram afetando o ritmo da prova.
Um dos episódios mais impactantes foi a queda da norte-americana Lindsey Vonn, campeã olímpica em 2010, que precisou ser resgatada de helicóptero e provocou a paralisação temporária da descida, gerando apreensão entre atletas e público.
A medalha de ouro ficou com a americana Breezy Johnson, autora da descida mais rápida do dia, com um tempo de 1min36s10. A prata foi conquistada pela alemã Emma Aicher, que finalizou a prova em 1min36s14, apenas quatro centésimos atrás da vencedora.
Entre as demais representantes da Itália, Laura Pirovano terminou na sexta colocação. Federica Brignone ficou em 10º lugar, enquanto Nicol Delago encerrou a prova na 11ª posição.
Com o pódio em casa, Sofia Goggia acrescenta mais uma medalha à sua trajetória olímpica, após o ouro em PyeongChang-2018 e a prata em Pequim-2022. Dona de um currículo expressivo, a italiana também soma conquistas em Campeonatos Mundiais e já subiu 66 vezes ao pódio da Copa do Mundo, com 27 vitórias.
(ANSA).