Esportes

Sócios reclamam de falhas no teste para voto à distância; M. Teixeira rebate: ‘Sucesso total’

Em teste realizado na última sexta-feira, associados do Santos reclamaram das poucas medidas de segurança. Eleição presidencial acontece no próximo dia 12 de dezembro

Sócios reclamam de falhas no teste para voto à distância; M. Teixeira rebate: ‘Sucesso total’

O Santos corre contra o tempo para realizar o voto virtual nas eleições para presidente, que acontecerão no dia 12 de dezembro. Testes foram feitos na última sexta-feira, mas sócios e participantes de chapas reclamaram e apontaram falhas.

O LANCE! apurou que os participantes receberiam às 18h um e-mail com um link e uma senha para realizarem a simulação. No local para votar, não havia sistema para reconhecimento facial e biometria. As medidas de seguranças, segundo sócios, também são pequenas e sujeitas a fraudes, como cadastro de celular para enviar uma confirmação do voto, por exemplo.

O tempo curto (duas semanas até a eleição) em testar se o link funciona também desagradou os participantes. Eles também ressaltaram que não são contra o voto à distância, mas sim que o processo seja feito “de modo seguro e correto”.

A reportagem procurou o presidente do Conselho Deliberativo, Marcelo Teixeira, que negou a falta de medidas de seguranças e elogiou os testes.


+ Grávida do quinto filho, influenciadora morre aos 36 anos
+ Após assassinar a esposa, marido usou cartão da vítima para fazer compras e viajar com amante

– Foram feitos alguns questionamentos, mas a empresa auditoria e a empresa que realiza o processo, ambas responderam bem as perguntas. Foram feitos testes no processo de apuração, e foram perfeitos. Tiveram sucesso total. Não vejo nenhum risco. O sistema é perfeito – conversou Teixeira, ao L!

– O questionamento, um exemplo que você citou que a esposa fez por ele, mas o e-mail está ali, o controle está ali. A esposa fez como? Com os dados dele. Não é o terceiro que teve condições de entrar no processo com a senha, o nome, os dados. É difícil acertar diante de tantos bloqueios. Lógico que alguém da família votar, o filho votar pelo pai é natural. O que eu vi e ouvi das empresas é que o sistema é seguro, tanto que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo – acrescentou.

São seis candidatos a presidente do Santos: Andres Rueda, Miltinho Teixeira, Daniel Curi, Rodrigo Marino, Ricardo Agostinho e Fernando Silva.

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Veja o significado dos 10 sonhos mais comuns
+ 6 fotos em que o design de interiores do banheiro foi um fracasso total. Confira!
+ Ex-jogadora de futebol, Madelene Wright, começa a vender fotos sensuais após ser demitida do time
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel