Socialista e líder da ultradireita disputarão 2º turno de eleições em Portugal

LISBOA, 19 JAN (ANSA) – Com 99% das urnas apuradas, o primeiro turno das eleições presidenciais em Portugal terminou com o socialista António José Seguro liderando a disputa, com 31,13% dos votos, seguido pelo candidato da ultradireita, André Ventura, com 23,49%.   

A participação eleitoral atingiu 52%, o índice mais elevado registado em eleições presidenciais nos últimos 15 anos. O segundo turno está marcado para 8 de fevereiro.   

Após a divulgação dos resultados finais, os dois candidatos mais votados discursaram em seus respetivos escritórios de campanha.   

Líder do partido de extrema-direita Chega, Ventura declarou que o resultado representa uma consolidação do seu campo político.   

“Os portugueses deram-nos a liderança da direita nacional”, afirmou, acrescentando que a disputa do segundo turno será “uma luta do espaço não socialista contra o espaço socialista em Portugal”.   

José Seguro, por sua vez, agradeceu ao eleitorado e aos candidatos que ficaram pelo caminho, destacando o caráter plural do país e a independência da sua candidatura. “Sou livre e sem amarras”, afirmou, apelando à união dos eleitores democráticos.   

“Convido todos os cidadãos democráticos e humanitários a juntarem-se a nós para derrotarmos juntos aqueles que semeiam o ódio”, concluiu o socialista.   

Essa é a primeira vez em 40 anos que Portugal precisará de uma segunda votação para eleger um novo presidente. O vencedor substituirá Marcelo Rebelo de Sousa. (ANSA).