Sobe para sete o número de mortos em queda de avião de transporte médico nos EUA

O balanço de mortos pela queda de um avião médico em uma zona urbana da Filadélfia subiu para sete após a descoberta de um novo corpo na área, informaram neste sábado (1º) autoridades dos Estados Unidos.

Inicialmente, havia sido reportada a morte de seis pessoas que estavam a bordo no momento do acidente, ocorrido na sexta-feira: uma menina que estava nos EUA para receber tratamento médico, sua mãe e membros do voo e da equipe médica que a acompanhavam. Todos eram cidadãos mexicanos.

Neste sábado, a prefeita da Filadélfia, Cherelle Parker, disse em uma coletiva de imprensa que pelo menos mais uma pessoa, que estava em um carro, também morreu, e que 19 pessoas ficaram feridas. Parker alertou que o número de vítimas pode aumentar.

“Ainda temos muitas dúvidas sobre quem estava em quais locais das ruas deste bairro no momento do impacto”, afirmou.

A tragédia ocorre dois dias após a morte de 67 pessoas em um acidente aéreo em Washington, quando um avião comercial colidiu com um helicóptero militar.

– “Almas inocentes” –

As imagens mostram o momento em que o avião bimotor caiu em uma área residencial, o que provocou um enorme bola de fogo após o impacto e espalhou destroços sobre casas e veículos.

O avião, modelo Learjet 55, caiu por volta das 18h30 locais (20h30 de Brasília) com seis pessoas a bordo, segundo a Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês).

Uma das vítimas era uma criança que havia recebido tratamento médico nos Estados Unidos, acompanhada de sua mãe, confirmou à AFP o hospital pediátrico que atendeu a menor.

“A paciente havia recebido atendimento médico no ‘Shriners Children Hospital’ da Filadélfia e estava sendo transportada de volta para seu país de origem, o México, em um avião médico fretado quando aconteceu o acidente”, disse Mel Bower, porta-voz do centro de saúde.

O Ministério das Relações Exteriores do México informou na rede social X que “seis pessoas de nacionalidade mexicana viajavam na aeronave”. O consulado mexicano está em contato com as famílias das vítimas, segundo a mensagem.

A FAA informou que o Learjet 55 decolou do aeroporto Northeast Philadelphia com destino ao terminal nacional Springfield-Branson, no estado do Missouri

A empresa que operava o avião, Jet Rescue Air Ambulance, confirmou em um comunicado que havia dois passageiros e quatro tripulantes.

Equipes de emergência foram mobilizadas no local da tragédia, as imediações do Roosevelt Mall, um shopping center do nordeste da Filadélfia.

Várias testemunhas afirmaram à imprensa que viram pedaços de corpos entre os escombros.

Mike Driscoll, representante na Câmara Municipal da Filadélfia, afirmou que temia pela morte de moradores ou outras pessoas que estivessem no local. “Não parece bom. É uma situação triste”, disse à CNN.

“Mais almas inocentes foram perdidas” neste “triste” acidente, lamentou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua plataforma Truth Social.

– Tragédia em Washington –

A polícia da Filadélfia informou que várias pessoas ficaram feridas em solo. “Várias casas e veículos foram atingidos”, disse a prefeita da cidade, Cherelle Parker.

A FAA iniciou uma investigação em cooperação com a Junta Nacional de Segurança dos Transportes.

As duas agências também investigam a colisão de quarta-feira em Washington entre um avião de passageiros operado por uma subsidiária da American Airlines e um helicóptero Black Hawk, o desastre aéreo com mais vítimas do país em quase 25 anos.

Os investigadores recuperaram na sexta-feira a caixa-preta do helicóptero do Exército. As duas caixas-pretas do avião de passageiros foram encontradas na quinta-feira.

Até o momento, 41 corpos foram recuperados das águas do rio Potomac, onde as duas aeronaves caíram na tragédia que matou 67 pessoas.

bur-gw/bjt/ag/dga/atm/dbh/fp/ic