O estado do Rio Grande do Sul chegou a 148 mortes pelas chuvas que atingem o estado desde o final de abril, segundo o boletim divulgado 12h pela Defesa Civil. Outras 806 pessoas estão feridas.

De acordo com o comunicado, 446 municípios foram afetados pelas enchentes, 124 pessoas estão desaparecidas,  76.884 estão em abrigos e 538.545 desalojadas.

+ Vídeos: Guaíba registra ondas formadas pelo vento e pessoas deixam residências

Na manhã desta terça-feira, 14, o nível do Rio Guaíba, em Porto Alegre, bateu a marca de 5,21m às 8h. A informação é da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestruturas (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA). O vento que incide em Porto Alegre também levou à formação de ondas.

De acordo com projeções da Defesa Civil e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o nível do rio pode chegar a 5,6 metros hoje e superar o recorde de 5,33, registrado no último dia 6.

O Guaíba recebe as águas de diferentes bacias hidrográficas afetadas pelos temporais, como Taquari e Caí. As autoridades pedem que a população não retorne aos locais já inundados e permaneça em segurança.

Além do Guaíba, a Defesa Civil informou que o rio Jacuí está apresentando um pequeno repique de cheia entre Dona Francisca e Rio Pardo. Enquanto isso, os rios Taquari e Caí estão mostrando uma diminuição em seus níveis ao longo de seus percursos.