O russo Daniil Medvedev (número 2 do mundo) e a polonesa Iga Swiatek (N.8),dois favoritos ao pódio do torneio de simples de tênis dos Jogos de Tóquio, estrearam com vitória e passaram para a segunda rodada da competição, neste sábado, sob um forte calor na capital japonesa.

Na quadra central do Ariake Tennis Park , Medvedev derrotou o cazaque Alexander Bublik (nº 40 da ATP) em dois sets, 6-4 e 7-6 (10/8).

Já Swiatek, vencedora de Roland Garros em 2020, não teve dificuldades para bater a alemã Mona Barthel por um duplo 6-2 e 6-2.

Os dois tenistas criticaram muito o horário definido para as partidas, realizadas sob um sol escaldante e alta umidade, tornando as condições de jogo particularmente difíceis.

Medvedev chamou de “piada” planejar partidas nas primeiras horas da manhã sob tais condições, “uma das piores” que ele conheceu em sua carreira.

“Acho que, como acontece no México, onde também faz muito calor, as partidas estão marcadas a partir das 18h (…) embora não ache que vão mudar agora no meio do torneio”, criticou.

“Está muito calor como todos disseram”, concordou a polonesa.

“Embora já tenha treinado nos últimos dias aqui, uma partida é completamente diferente por causa do estresse e das condições, que são diferentes. Você sente tudo duas vezes como de costume”, acrescentou a tenista, cujo pai foi atleta olímpico e competiu em Seul -1988 no remo.

Já o brasileiro Thiago Monteiro, melhor tenista do país no ranking da ATP, não teve um bom dia e acabou sendo eliminado na estreia. O número 95 do mundo perdeu para o alemão Jen-Lennard Struff (N.48) por 2 sets a 0, parciais de 6/3 e 6/4.

mcd/psr/lca