ROMA, 20 MAR (ANSA) – O ex-presidente francês Nicolas Sarkozy foi detido nesta terça-feira (20) para prestar depoimento, sob custódia, sobre a denúncia de financiamento ilegal de sua campanha eleitoral de 2007.   

Sarkozy está em Nanterre, nos arredores de Paris. Essa é a primeira vez que ele fala sobre a suspeita de ter recebido milhões de euros da Líbia para financiar sua campanha. Na época, o ditador Muammar Kadafi estava no poder. A ação foi aberta em abril de 2013.   

De acordo com o jornal “Le Monde”, Sarkozy, que governou a França de 2007 a 2012, foi convocado pela Polícia Judicial de Nanterre para se explicar, e sua detenção pode se prolongar por 48 horas, antes de ser apresentado a um juiz para uma eventual acusação. Brice Hortefeux, ex-ministro do Interior de Sarkozy, também foi convocado a depor e é ouvido pela polícia.   

Outro processo apura se Sarkozy também obteve fundos de maneira ilícita para a sua campanha de reeleição de 2012, a qual perdeu para François Hollande (2012-2017). O atual primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, entrevistado nesta manhã pela imprensa local, evitou comentar o caso, mas pediu “respeito” na cobertura. (ANSA)