Depois do projeto Stargate e dos altos investimentos anunciados pela Meta, foi a vez do Google aumentar o bolo de dinheiro direcionado para ampliar a estrutura necessária para rodar aplicações de IA. Nesta semana, a empresa anunciou investimentos de US$ 75 bilhões ao longo deste ano para ampliar sua infraestrutura, um aumento de 43% em relação ao ano passado. Com esse valor, as três grandes da nuvem (Amazon, Google e Microsoft) e a Meta devem investir ao todo cerca de US$ 300 bilhões.
Pedra no sapato
Os valores gigantescos passaram a ser questionados por alguns investidores após o “fator Deepseek”, startup de IA chinesa que criou um modelo de IA com estrutura muito mais barata do que as dos grandões.
Porém, após o ‘terremoto’ inicial causado pelo anúncio do Deepseek, o mercado parece avaliar que a startup chinesa certamente trará mais competitividade ao mercado de IA, mas não vai derrubar de vez os players já consolidados.
O modelo Deepseek R1, inclusive, já está disponível nas nuvens de Google, Microsoft e AWS. Ou seja, as grandes empresas de nuvem já oferecem o Deepseek como mais uma alternativa em seu portfólio de modelos de IA.