Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Galassi, disse na manhã desta quinta-feira, em São Paulo, que o aprimoramento do setor traz um impacto positivo para toda a economia brasileira. Ele fez essa avaliação durante o Smart Market, evento que está sendo realizado ontem e hoje na capital paulista para discutir as estratégias para os principais desafios desse segmento do comércio.

O Smart Market, segundo Galassi, é uma ação inédita com objetivo de discutir e aprimorar as boas práticas no varejo. O evento é exclusivo para os convidados da comunidade supermercadista e reunirá profissionais de alto rendimento, especializados em gestão, performance e negócios de supermercados.

O Smart Market é mais uma iniciativa da Abras, que tem concentrado esforços no sentido de unir supermercadistas para a melhora da performance e da modernização de toda a cadeia de abastecimento nacional a partir de pautas atuais como ESG (sigla em inglês para Meio Ambiente, Social e Governança).

Este é o primeiro encontro para reunir as nove comunidades de profissionais de alta performance do setor supermercadista nacional. Cada comunidade fará um debate específico sobre temas como gestão de pessoal, marketing, tecnologia, expansão, obras e engenharia. “Já temos consagrado esse modelo de discussão do setor. Fizemos isso no ano passado com excelentes resultados práticos nas empresas, para atualização e conhecimento de soluções e de referências do mercado”, disse João Galassi.

“O objetivo é continuar e avançar com este trabalho de união com foco em estratégias a fim de fortalecer a cooperação entre os participantes do setor, ampliar o relacionamento com a comunidade e gerar melhores resultados. Isso traz um impacto positivo para toda a economia do país e, principalmente, para o consumidor”, concluiu.

O evento será híbrido e reunirá virtualmente presidentes, diretores e gerentes de todo o país. No modo presencial, estarão palestrantes, patrocinadores, embaixadores das comunidades, consultores especializados e conselheiros Abras para realizar as sessões de conteúdo que serão transmitidas ao vivo no site da Abras. Após o evento, os participantes farão encontros anuais presenciais e virtuais em intensivos de dois dias e permanecerão conectadas por meio das comunidades criadas no Linkedin. O 2º encontro Smart Market da Abras já está marcado para o próximo mês de abril de 2023.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

A programação do evento conta ainda com o Fórum de Prevenção de Perdas e o Rama ( Programação de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos) da entidade, além de duas premiações com entrega presencial – o Ranking Abras e a 1ª edição do Prêmio Profissionais da Abras. O prêmio será divulgado hoje, às 18h30, durante a “Arena Smart” no último dia do evento, vai eleger os melhores de nove categorias pré-definidas – CEO, Comercial, Financeiro, Operações, Marketing, Tecnologia, Pessoas, Jurídico, Expansão, Obras e Engenharia.

Fórum de Prevenção de Perdas

Durante o Fórum de Prevenção de Perdas, realizado anualmente pela associação, empresários e executivos da cadeia de abastecimento trocam informações e são orientados por especialistas sobre o tema, além da divulgação da Avaliação de Perdas nos Supermercados Brasileiros. O objetivo da avaliação é identificar perdas, destacar a relevância do investimento na melhoria dos processos de prevenção, que serve de parâmetro para novas estratégias na área.

O Rama, iniciativa da Abras e Associações Estaduais, busca rastrear e monitorar a qualidade de frutas, legumes e verduras vendidos nos supermercados. A adesão é feita de forma voluntária e fomenta as boas práticas agrícolas de acordo com tendências mundiais do setor varejista para a segurança dos alimentos oferecidos ao consumidor.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias