Situação de Maduro ‘não é preocupação principal’, diz Lula

(ANSA) – BRASÍLIA, 05 FEB – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quinta-feira (5) a necessidade de fortalecer a democracia na Venezuela e afirmou que não é prioridade que o ex-presidente Nicolás Maduro, atualmente preso nos Estados Unidos, retorne ao país sul-americano.   

“A preocupação principal é a seguinte: há possibilidade de a gente fortalecer a democracia na Venezuela? E o povo da Venezuela, 8,4 milhões que estão fora, voltar para Venezuela? Há condições de fazer com que a democracia seja efetivamente respeitada?”, apontou o petista em entrevista ao UOL.   

“O que está em jogo é se a gente vai gerar emprego, se a PDVSA vai voltar a produzir 3,7 milhões de barris por dia”, acrescentou.   

Questionado se “há algo a ser feito para que Maduro e a esposa dele voltem à Venezuela”, Lula respondeu que “essa não é a preocupação principal”. Em outro trecho da entrevista, o presidente afirmou que é necessário garantir que a paz prevaleça na região.   

“A América do Sul é uma zona de paz, a gente não tem bomba atômica, arma nuclear. O que a gente quer é crescer economicamente, fortalecer o processo democrático e melhorar a vida de milhões de latino-americanos. A América Latina não pode continuar sendo pobre”, destacou. (ANSA).