O popular site japonês de compartilhamento de vídeos Niconico suspendeu seus serviços após estar sob “um ciberataque em grande escala”, anunciou sua operadora na noite de sábado (8).

“Niconico está atualmente sob um ciberataque em grande escala e estamos suspendendo nossos serviços para minimizar seu impacto”, afirmou o site em comunicado, afirmando que está investigando o ocorrido e tomando medidas para “garantir a segurança” e “erradicar completamente o impacto do ataque”.

Niconico, um dos maiores serviços do gênero no Japão, permite que usuários compartilhem vídeos e realizem a transmissão de eventos ao vivo, como coletivas de imprensa.

O site de sua controladora Kadokawa e seu site de vendas online “ebten” foram afetados por um possível “acesso não autorizado externo”, informou a Kadokawa neste domingo (9).

“Pedimos sinceras desculpas pelas preocupações e inconveniências causadas pelo fato de vários sites do grupo Kadokawa estarem indisponíveis”, afirmou a empresa, que investiga se o ataque pode ter levado ao vazamento de informações.

kh/mtp/mas/ag/yr