Site chinês de pechinchas, Temu vira alvo de investigação da UE

Site chinês de pechinchas, Temu vira alvo de investigação da UE

"TemuComissão Europeia quer saber se itens vendidos na plataforma chinesa de e-commerce cumprem padrões do bloco e são seguros para os consumidores. Empresa pode ser multada em até 6% do faturamento global.A Comissão Europeia anunciou nesta quinta-feira (31/10) a abertura de uma investigação contra a Temu, plataforma chinesa de e-commerce, por suspeita de que o site não faz o suficiente para impedir a venda de produtos ilegais e potencialmente perigosos.

"Queremos garantir que a Temu está cumprindo a Lei dos Serviços Digitais [DSA, na sigla em inglês]", justificou a comissária de competição do bloco, Margrethe Vestager, em comunicado, citando o regulamento europeu que trata de desinformação e conteúdos ilegais em plataformas.

O órgão executivo da UE afirma querer se assegurar de que os produtos vendidos na plataforma "atendem aos padrões da UE e não prejudicam os consumidores".

Por ter sido considerada em maio uma plataforma de grande porte sob o DSA, a Temu está sujeita a regras mais rígidas de proteção dos consumidores europeus.

Produtos falsificados e "design viciante"

A venda de itens falsificados no marketplace chinês preocupa a comissária Vestager, que quer saber como a empresa fiscaliza e combate "comerciantes desonestos" que oferecem "produtos fora dos padrões".

A Comissão também quer saber se a plataforma violou regras do DSA com suas táticas agressivas de vendas e seu "design potencialmente viciante", que inclui programas de recompensa gamificados.

A investigação também analisará o sistema de recomendação de produtos e o acesso de pesquisadores a dados da plataforma.

As multas em caso de descumprimento do DSA podem chegar a até 6% do faturamento global da plataforma.

Em 11 de outubro, a Comissão intimou a Temu pela segunda vez a explicar como evita riscos ao consumidor, à saúde pública e ao bem-estar dos usuários.

A Comissão já abriu outros processos semelhantes contra as redes sociais X e TikTok e a plataforma de comércio eletrônico chinesa AliExpress.

Temu considera aderir a grupo europeu anti-falsificação

Graças a um marketing agressivo, a Temu se expandiu rapidamente na Europa, atraindo milhões de usuários com preços baixos e o slogan "compre como um bilionário".

Segundo a Comissão, a plataforma tinha 92 milhões de usuários ativos mensais na UE em setembro.

A Temu disse que vai cooperar com a UE. "Cooperaremos totalmente com os reguladores para apoiar nosso objetivo comum de um marketplace seguro e confiável para os consumidores", disse um porta-voz da empresa.

A empresa chinesa também cogita juntar-se a um grupo de plataformas de comércio eletrônico e marcas que colaboram para prevenir a venda de produtos falsificados online na Europa.

O "Memorando de Entendimento sobre a venda online de produtos falsificados" é um acordo voluntário facilitado pela Comissão Europeia e assinado por varejistas do comércio eletrônico como Amazon, Alibaba e eBay, além de marcas como Adidas, Nike, Hermès e Moncler.

A investigação contra a Temu vem em um momento de intensificação das tensões comerciais entre UE e China. Nesta quarta-feira, o bloco passou a aplicar taxas extras para a importação de carros elétricos chineses, encarecendo-os em até 35,3%.

ra (AFP, dpa, Reuters, ots)