25/10/2024 - 8:00
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2024 será aplicado pelo Ministério da Educação nos domingos 3 e 10 de novembro deste ano. A nota da prova pode ser utilizada por estudantes para disputar vagas no ensino superior por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos), Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e até em instituições portuguesas.
+ Enem 2024: número de inscritos supera em 10% total de 2023
+ Enem 2024 terá 140 mil salas de provas em 1.753 cidades
O exame é feito pelo Inep (Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. A prova é a porta de entrada para o ensino superior no Brasil e faculdades públicas e privadas a utilizam para selecionar alunos.
Sisu
O Sisu é um dos mecanismos utilizados para o processo seletivo de universidades públicas e federais. Para participar, o estudante deve prestar o Enem e obter uma nota maior que zero na redação. Treineiros não têm a possibilidade de se inscrever.
No Sisu, o estudante pode se candidatar a até duas opções de curso e tem a possibilidade de conseguir uma vaga por chamada regular ou entrar em uma lista de espera a depender da nota obtida no Enem.
Prouni
O Prouni dá a estudantes que prestaram o Enem a possibilidade de conseguir uma bolsa de estudos integral ou parcial em instituições privadas de ensino superior. O candidato que deseja se inscrever no programa precisa obter no mínimo 450 pontos de média das notas das cinco provas do exame e não zerar a redação.
A classificação do candidato é feita com base nas duas últimas edições da prova, ou seja, quem participou do Enem 2023 e 2024 pode se inscrever no Prouni 2025. O sistema adota a nota mais alta obtida pelo estudante.
Para conseguir uma bolsa integral, o candidato precisa comprovar a renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Quem deseja conseguir uma bolsa parcial também precisa comprovar uma renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa.
Fies
Para obter o financiamento de curso superior em universidades privadas, o estudante precisa comprovar uma renda mensal familiar bruta de até três salários mínimos e obter no mínimo 450 pontos de média das cinco provas do Enem, além de não zerar a redação. O candidato pode apresentar resultados de edições anteriores do exame, até 2010, e o sistema adota a nota mais alta.
A escala do financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante que se candidatou ao Fies.
Instituições Portuguesas
O Inep possui convênios com universidades portuguesas que garantem a possibilidade de um estudante conseguir uma vaga no exterior. Os acordos não envolvem transferência de recursos ou financiamento estudantil pelo governo brasileiro.
O programa é chamado de Enem Portugal e foi criado em 2014, quando instituições do país europeu já usavam o exame em processos seletivos, para facilitar o acesso a universidades portuguesas. A Universidade de Coimbra foi a primeira a assinar o convênio.
As instituições que possuem convênio podem ser conferidas neste link.