O apagão cibernético observado durante a manhã desta sexta-feira, 19, ao redor do mundo gerou problemas no Porto de Paranaguá (PR) – localizado a cerca de 90 quilômetros de Curitiba (PR). A empresa que administra o TCP (Terminal de Contêineres de Paranaguá) informou que o sistema está “instável”.
Em decorrência da instabilidade do serviço, foram registradas filas de caminhões e o recebimento de novos agendamentos foi prolongado pela empresa até a normalização do sistema. A companhia recomenda que veículos com entregas programadas para hoje, mas que não estão na fila, não sejam direcionados ao terminal.
Segundo a administradora, a emissão de novas guias de agendamento nessa sexta-feira, 19, foram suspensas.
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Conforme a empresa responsável, as medidas tomadas após a instabilidade do sistema foram implementadas para reduzir o tempo de espera de caminhões nos arredores do local e evitar o acúmulo ainda maior de veículos.
Em contato com o site IstoÉ, a Portos do Paraná, responsável pela administração do porto, informou que o local opera normalmente e a falha se deu exclusivamente no terminal de contêineres de Paranaguá, ocasionando as filas.
Apagão virtual
Uma pane na atualização de um software da empresa de segurança CrowdStrike afetou sistemas bancários, de telecomunicações e impediu voos em diversas regiões do mundo nesta sexta-feira, 19.
Uma grande falha nos sistemas de TI da empresa de segurança afetou diversas atividades ao redor do mundo. As principais companhias aéreas dos Estados Unidos suspenderam os voos no início da manhã desta sexta-feira. A empresa aérea Ryanair, uma das maiores na Europa, pediu aos passageiros que chegassem aos aeroportos com três horas de antecedência para evitar transtornos.
O CEO da CrowdStrike afirmou que o apagão cibernético mundial foi identificado e está sendo corrigido.