SÃO PAULO, 12 JUL (ANSA) – O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália detectou vibrações no solo durante a disputa por pênaltis na final da Eurocopa 2020, no último domingo (11).   

Segundo o INGV, a estação sísmica de Montecelio, na província de Roma, constatou picos nas vibrações logo após o pênalti convertido por Bonucci e depois da defesa de Donnarumma na cobrança de Saka, que deu o título à Azzurra.   

Montecelio é um distrito de cerca de 3 mil habitantes na região metropolitana de Roma, o que, de acordo com o INGV, contribuiu para a detecção, dada sua localização fora de áreas muito movimentadas.   

“O registro foi possível porque a estação fica dentro de uma construção apoiada em uma camada de rocha, o que reduziu o rumor sísmico de fundo”, diz o instituto.   

Os rumores de fundo são as vibrações provocadas continuamente pela ação humana, como tráfego urbano, atividades industriais e de mineração e eventos esportivos. Quando eles são reduzidos, fica mais fácil detectar oscilações sísmicas.   

“Até o nosso entusiasmo durante os pênaltis da final da Euro 2020 foi registrado, ainda que provavelmente em menor medida em relação ao passado por causa das precauções contra a Covid”, acrescenta o INGV. (ANSA).