LONDRES, 2 FEV (ANSA) – Morreu nesta terça-feira (02), aos 100 anos, o capitão britânico Sir Tom Moore, que ficou mundialmente famoso por arrecadar cerca de 30 milhões de libras esterlinas (cerca de R$ 224 milhões) para ajudar o Serviço Sanitário Nacional (NHS) do Reino Unido a combater a pandemia de Covid-19.   

“É com grande tristeza que anunciamos a morte do nosso querido pai, o capitão Tom Moore”, informaram familiares nas redes sociais. Moore sofria com uma pneumonia e contraiu a Covid-19.   

Ele foi internado em 22 de janeiro no hospital Bedford, mas não resistiu.   

Ao longo da vida, o veterano da Segunda Guerra Mundial também enfrentou dois tratamentos para câncer, um de próstata e outro de pele.   

Em nota, o Palácio de Buckingham informou que a rainha Elizabeth II enviará suas condolências à família do capitão e que reconhece “a inspiração que ele forneceu para toda a nação e para pessoas em todo o mundo”.   

Moore chamou a atenção global por uma “aposta” familiar: prometeu dar voltas no jardim de casa, com seu andador, para arrecadar mil libras para o NHS. No entanto, pela simpatia e pelo gesto de solidariedade que estava fazendo, o idoso conseguiu arrecadar muito mais do que previu inicialmente.   

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Além de ganhar o título de “Sir”, uma das mais altas honrarias da realeza britânica, Moore recebeu mais de 140 mil cartões de aniversário por seus 100 anos, teve estação de trem batizada com seu nome, ganhou um voo especial da força aérea, além de ajudar outras instituições. (ANSA).   


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias