Sinner vence algoz de João Fonseca e vai à final de Cincinnati

SÃO PAULO, 16 AGO (ANSA) – Terminou a fábula do qualifier francês Térence Atmane no Masters 1000 de Cincinnati: o algoz de João Fonseca bem que tentou, mas acabou eliminado nas semifinais pelo italiano Jannik Sinner, atual número 1 do mundo e que teve trabalho para despachar o 136º colocado no ranking por 2 sets a 0.   

Após ter eliminado o italiano Flavio Cobolli (22º), João (52º) e os top 10 Taylor Fritz (4º) e Holger Rune (9º), Atmane chegou confiante para o duelo contra Sinner, aniversariante do dia, e fez um jogo duro, sobretudo no primeiro set, marcado por games rápidos, saques potentes dos dois lados e sem quebras de serviço.   

No entanto, no primeiro ponto do tie-break, o francês cometeu uma dupla falta e colocou o italiano em vantagem pela primeira vez na partida. O líder do ranking não desperdiçou a chance e fechou a parcial em 7/6 (7/4).   

O segundo set começou equilibrado, com Sinner tendo trabalho para confirmar o saque e fazer 1 a 0, mas o italiano conseguiu quebrar o serviço de Atmane quando o placar estava em 2 a 1 e, novamente, não deixou a vantagem escapar. Com uma parcial de 6/3, o número 1 do mundo fechou a partida em 1h26.   

A torcida americana reconheceu o esforço de Atmane e o ovacionou na saída de quadra; em seguida, cantou “parabéns para você” pelos 24 anos de Sinner.   

“Foi um desafio muito duro. Toda vez que você joga com alguém completamente novo é muito difícil. Eu sabia que precisaria ter muito cuidado, e ele tem um potencial gigante. Da minha parte, estou feliz por voltar de novo à final”, disse o italiano, que busca o bicampeonato em Cincinnati.   

Na final, marcada para segunda-feira (18), ele enfrentará o vencedor do duelo entre o espanhol Carlos Alcaraz (2º), seu grande rival, e o alemão Alexander Zverev (3º).   

Além disso, a Itália está na semifinal chave feminina de simples, com Jasmine Paolini, que pegará a russa Veronika Kudermetova, e na final das duplas masculinas com Lorenzo Sonego e Lorenzo Musetti, que duelarão contra o americano Rajeev Ram e o croata Nikola Mektic. (ANSA).