ROMA, 26 JAN (ANSA) – A Itália terá dois representantes nas quartas de final do Aberto da Austrália, primeiro Grand Slam da temporada do tênis mundial.
O número 2 do mundo, Jannik Sinner, derrotou seu compatriota Luciano Darderi (25º) por 3 sets a 0, enquanto Lorenzo Musetti (5º) superou o americano Taylor Fritz (9º) pelo mesmo placar, ambos com atuações convincentes na quadra dura de Melbourne.
Após sofrer com cãibras na difícil vitória sobre o americano Eliot Spizzirri (85º), Sinner, atual bicampeão na Austrália, teve uma noite mais tranquila e precisou de 2h09 para despachar Darderi com parciais de 6/1, 6/3 e 7/6 (7/2), no primeiro confronto entre os dois italianos no circuito profissional.
“Somos bons amigos, e isso torna a partida mais complicada”, afirmou o vice-líder do ranking mundial, que enfrentará nas quartas o vencedor do duelo entre o americano Ben Shelton (7º) e o norueguês Casper Ruud (13º).
Musetti, por sua vez, teve uma das melhores atuações da carreira e derrotou Fritz em 2h03, com parciais de 6/2, 7/5 e 6/4, chegando às quartas na Austrália pela primeira vez na carreira.
“Sinto-me muito orgulhoso e feliz. O saque funcionou muito bem e, sob esse ponto de vista, foi uma das minhas melhores partidas. Estou tentando ser mais agressivo com a direita, usando minhas variações para comandar o jogo. Antes eu ficava muito atrás, era um pouco passivo nas trocas, agora me sinto mais enérgico e agressivo”, disse o italiano.
Na próxima fase, Musetti terá pela frente um adversário de peso: Novak Djokovic (4º), tenista mais vencedor da história e dono de 10 títulos em Melbourne. Os dois já se enfrentaram 10 vezes, com nove triunfos do sérvio.
Os outros confrontos das quartas de final serão entre o líder do ranking Carlos Alcaraz, da Espanha, e o anfitrião Alex de Minaur (6º) e entre o alemão Alexander Zverev (3º) e a revelação americana Learner Tien (29º). (ANSA).