Singapura iniciou neste sábado (3) uma eleição em que seu primeiro-ministro, Lawrence Wong, enfrenta seu primeiro grande teste diante de uma oposição renovada, em meio à incerteza econômica causada no país pelas tarifas impostas no mês passado pelos Estados Unidos.
Espera-se que o governante Partido de Ação Popular (PAP), que levou a cidade-Estado à prosperidade ao mesmo tempo que reprimiu a dissidência, mantenha uma clara maioria legislativa.
Wong ganhou popularidade ao liderar a força-tarefa de Singapura contra a Covid-19, antes de assumir a chefia de governo. Já no cargo, insistiu em que precisa de um mandato forte para conduzir o país, devido à incerteza econômica causada pelas tarifas de Donald Trump.
O premier alertou que Singapura será seriamente afetada se os Estados Unidos seguirem adiante com as tarifas.
O PAP domina amplamente o Legislativo unicameral, enquanto a oposição vai comemorar como uma vitória importante se conquistar algumas cadeiras a mais. A hegemonia do PAP, no entanto, é desafiada cada vez mais por um eleitorado jovem que parece aberto a outras vozes.
skc/jhe/rsc/mas/arm/lb