Vários sindicatos da Air France convocaram uma greve geral para quinta-feira para exigir um aumento salarial de 6%, após a divulgação dos resultados financeiros, em forte alta, da companhia aérea.

A Air France deve comunicar nesta terça-feira os efeitos que a paralisação terá para o tráfego aéreo.

A greve foi convocado em meio a agitadas negociações salariais. A direção da empresa propôs aos sindicatos um acordo que prevê um aumento geral dos salários – o primeiro desde 2011 – de 1% e um aumento de 1,4% para os funcionários de terra.

Os sindicatos não aceitaram a proposta, que consideram insuficiente e “não compensa o aumento do custo de vida nem os salários congelados desde 2011”.

Os sindicatos exigem um aumento geral dos salários de 6%, com base na alta de 42% do lucro operacional em 2017, a 1,488 bilhão de euros.

O diretor geral da Air France-KLM, Jean-Marc Janaillac, afirmou que as reivindicações dos sindicatos “não são razoáveis”.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Comunicado da Air France

A administração da Air France, como reportado, reuniu-se com os sindicatos que anunciam a greve de quinta-feira, 22 de fevereiro.

A administração atendeu as demandas dos sindicatos ao mesmo tempo em que reafirmava que sua prioridade era buscar um equilíbrio realista entre compensar os esforços de todos e manter as condições econômicas, com o objetivo de garantir sua capacidade de investir no crescimento futuro, em um contexto de maior concorrência.

Este é também o raciocínio por trás da decisão administrativa de reintroduzir um aumento geral pela primeira vez desde 2011 e negociar a implementação de um acordo de participação nos lucros, permitindo pagar 20% do resultado operacional da Air France em 2017 aos colaboradores. Juntamente com os aumentos individuais, essas medidas salariais positivas nos permitem oferecer um aumento sem precedentes no salário desde 2011.

A Air France lamenta esta greve que penalizará seus clientes. Esta noite, em 20 de fevereiro de 2018, a empresa publicará seu cronograma de voos atualizado. A Air France estará totalmente mobilizada para minimizar o inconveniente.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias