Quem já tentou ter um bebê sabe que o processo pode ser trabalhoso e, algumas vezes, caro. Nesse sentido, se você está tentando engravidar, pode ser benéfico conhecer a fundo seu ciclo menstrual — incluindo exatamente quando a sua ovulação acontece.

+ Fertilidade! Principais alimentos para quem deseja engravidar

+ 3 sinais que toda mulher deve ter atenção durante a menstruação

De acordo com a “Slice”, de onde são as informações, a ovulação acontece quando um óvulo é liberado do ovário e “viaja” até as trompas de falópio para uma possível fecundação. O tempo do processo pode variar, mas geralmente ocorre entre sete a 10 dias após a menstruação — ou 14 dias após o primeiro dia de sangramento. Trata-se da época do mês com mais chances de concepção.

A seguir, saiba quais sintomas indicam que você está — ou não — ovulando. 

Como saber se sua ovulação está acontecendo

Pexels (Crédito:Pexels)

Seios sensíveis 

O aumento do nível de estrogênio no organismo durante o ciclo de ovulação faz com que seios sensíveis sejam um sintoma clássico do período.

Mudanças na temperatura corporal basal

A temperatura corporal basal (TCB) representa a temperatura de seu corpo imediatamente ao acordar, antes de praticar qualquer atividade. Segundo o “WhatToExpect.com”, sua TCB varia ao longo de seu ciclo menstrual, como resultado de flutuações em níveis de hormônios. 

O portal explica que, ao monitorar as diferenças em sua TCB ao longo das semanas, você pode aprender a identificar sua ovulação. Isso porque, quando se aproximar do período, você poderá notar “uma queda sutil nessa temperatura e um pico imediato após a ovulação, sinalizando sua ‘janela’ para conceber”.

Acompanhamento de ciclo para identificar a ovulação

Utilizar um aplicativo de acompanhamento de ciclo menstrual também é uma maneira eficiente de identificar a melhor hora para conceber, principalmente se seu ciclo menstrual é consistente todos os meses. Novamente, a ovulação ocorre cerca de 14 dias após o primeiro dia de sua menstruação.

Mudanças no muco cervical

Alterações em secreções vaginais também podem ser um sintoma de ovulação, especificamente um aumento no corrimento “claro, úmido e elástico”. De acordo com a “Mayo Clinic”, essa secreção pode ocorrer imediatamente antes da ovulação e ser substituída por um corrimento menos volumoso e mais denso e branco após o período. 

Mudanças no comportamento

Algumas mulheres identificam, ainda, seu período de ovulação com base em sintomas comportamentais, como um aumento na libido. Além disso, dor pélvica leve e corrimentos também podem ser indícios do período.

Como saber se sua ovulação não está acontecendo

ovulação
Freepik (Crédito:Freepik)

Ciclo menstrual irregular

Um ciclo menstrual com duração irregular — de mais de 35 ou menos de 21 dias — e a falta de menstruação por meses, mesmo não utilizando nenhum tipo de contraceptivo hormonal, são indicativos de “um ciclo problemático que pode não ser propício à ovulação”, segundo o portal.

Mudanças corporais inexistentes

A ausência de certos sintomas também é um sinal de que sua ovulação não está acontecendo. Um bom exemplo é a falta de muco cervical ou uma secreção seca que não muda de aspecto ao longo das semanas.

Baixos níveis de progesterona

Níveis de progesterona abaixo do normal podem ser detectados mensalmente por meio de um exame de sangue e, geralmente, indicam que você não está ovulando naquele mês.