A psoríase é uma doença autoimune e não contagiosa, que se caracteriza por algumas “lesões” na pele, em forma de placas espessas e escamosas. A condição é resultado da proliferação excessiva da epiderme (camada superior da pele) e tende a ser um fator genético — o que não significa que todos da família a desenvolverão. Além disso, estudos indicam que possa ter relação com estresse, infecções, medicações ou clima (especialmente ar extremamente frio ou seco).

+ Psoríase: conheça os tipos, sintomas e tratamentos da doença de pele

+ Caspa ou psoríase? Aprenda a identificar e tratar as condições do couro cabeludo

Apesar de suas características, o diagnóstico não é simples. “A psoríase pode começar devagar e pode até ser difícil de diagnosticar em seus estágios iniciais ou limitados ou pode se apresentar completamente, afetando mais de 20% do corpo em poucas semanas”, explica o dermatologista Brian Keegan ao “Health”, de onde são as informações.

Portanto, saber identificar os sinais e sintomas da doença pode facilitar o início do tratamento. “Ignorar sua condição pode levar a complicações mais sérias”, destaca o médico. Sendo assim, se não for tratada, a psoríase “pode contribuir para problemas no coração, fígado, vasos sanguíneos e muito mais”.

Confira a seguir sete sinais — às vezes sutis — que podem indicar a doença:

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

1 – Manchas vermelhas

Manchas vermelhas e inflamadas, como erupções, em toda pele do corpo ou somente em determinadas áreas (até mesmo couro cabeludo), são os sinais mais comuns da condição. Segundo médico, a psoríase em placas representa cerca de 80% a 90% dos casos.

2 – Escamas prateadas

As erupções vermelhas costumam ser acompanhadas de placas escamosas branco-prateadas — células mortas da pele —, favorecendo a sensibilidade do local.

3 – Pele seca ou rachada

Pele seca pode ser um fator sutil, principalmente nos dias mais frios. No entanto, se esse ressecamento for intenso e apresentar descamação ou rachaduras, muitas vezes fazendo sangrar, pode indicar psoríase.

4 – Coceira dolorosa ou ardente

Com base na Fundação Nacional de Psoríase, nos Estados Unidos, o portal destaca: “Coceira na pele é uma queixa comum de quem sofre da doença. Mais do que apenas uma pontada que faz você coçar, a coceira pode acompanhar uma sensação de ‘mordida’ ou queimação”.

5 – Mudanças nas unhas

As unhas dos pés e das mãos também podem dar sinais. Mudanças de formatos, normalmente para pontiagudas, perda de coloração e excesso de fragilidade, podem indicar artrite psoriática  ou psoríase cutânea.

+ Especialista dá 5 dicas para ter unhas fortes e saudáveis

6 – Bolhas de pus

“Manchas vermelhas e inchadas na pele, cobertas por pequenas protuberâncias cheias de pus, são características distintivas da psoríase pustulosa. Essas bolhas dolorosas contêm glóbulos brancos e podem afetar qualquer parte do corpo, mas geralmente surgem nas palmas das mãos ou solas dos pés”, informa o portal.

7 – Dobras de pele vermelhas e inflamadas

Embora possa ser confundida com assaduras, a psoríase inversa, também chamada de psoríase flexural ou intertriginosa, afeta áreas do corpo com dobras de pele. A condição se caracteriza por manchas lisas, vermelhas e quase brilhantes, que se desenvolvem em áreas como virilha, nádegas, seios ou axilas.

Esse tipo da doença tende a acometer pessoas com excesso de peso ou com dobras cutâneas profundas. Além disso, fatores como transpiração e a fricção podem dificultar o tratamento.


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias