O 9º Simpósio Internacional Oncoclínicas e Dana Farber Cancer Institute, neste sábado 30, teve mais de 6 mil inscritos, entre médicos e profissionais de saúde. Gratuito e digital, com 275 palestrantes nacionais e internacionais, o evento começou com aula do oncologista americano Eric Winer, Presidente da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO, da sigla em inglês).

Professor de Harvard e diretor do Dana Farber Cancer Institute, Winer acenou para perspectivas animadoras no uso de terapias avançadas para tumores de mama positivos para receptor de estrogênio (ER+), subtipo que representa cerca de 75% de todos os casos no mundo. Os avanços para tratar esse tipo de doença indicam caminhos para um futuro promissor com uso inteligente de medicações alvo direcionadas e mudanças no papel da quimioterapia nos tratamentos.

O simpósio, realizado pelo Instituto Oncoclínicas, segue com programação até o final do dia com 14 salas simultâneas e 16 especialidades médicas. Também traz trabalhos sobre o papel positivo da espiritualidade no auxílio coadjuvante aos pacientes oncológicos.

O oncologista Bruno Ferrari, fundador e CEO do Grupo Oncoclínicas, ressaltou a importância de fortalecer a ciência no acesso democratizado a profissionais de todo o País ao que há de mais avançado em tratamentos oncológicos e na assistência integrada aos pacientes das redes pública e privada no Brasil.