A superestrela americana da ginástica artística Simone Biles, que renunciou a quatro finais nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 para proteger sua saúde mental e física, está inscrita para a disputa de medalhas da trave na terça-feira (3), de acordo com a lista de participantes publicada nesta segunda (2).

Ganhadora de quatro medalhas de ouro nos Jogos Rio-2016, Biles surpreendeu o mundo ao abandonar a final por equipes na terça-feira da semana passada (27). Em seguida, anunciou que não disputaria as finais do individual geral, do salto, das barras assimétricas e do solo.

“Estamos muito animados de confirmar que vocês verão duas atletas americanas na final da trave amanhã – Suni Lee e Simone Biles !! Mal posso esperar para ver vocês duas”, anunciou no Twitter a Federação de Ginástica dos Estados Unidos.

Biles apareceu na lista de inscritos publicada pouco antes.

Aos 24 anos, em sua segunda Olimpíada, ela sofre uma crise de autoconfiança, devido à pressão, e a um problema de perda de noção espacial, que a coloca em perigo físico.

A final da trave é a última no programa da ginástica artística feminina e, portanto, a última oportunidade de ver a campeã americana em Tóquio.

Biles publica regularmente seu estado de ânimo nas redes sociais: “Tenho o direito de ter limite e de não me sentir mal”, escreveu no domingo (1º).

Há três dias, ela publicou um vídeo que mostrava sua queda ao sair das barras assimétricas, explicando em que consiste o fenômeno conhecido pelas ginastas como “twisties”, que provoca a perda de noção espacial e pode provocar um acidente.

Depois de um problema no salto na final por equipes, que a levou a deixar a competição, ela explicou com grande sinceridade que precisava enfrentar seus demônios e decidira preservar sua saúde mental, depois de sofrer uma grande pressão por vitórias nas últimas semanas.

Biles foi apresentada durante meses como “A” estrela dos Jogos de Tóquio, com grandes coberturas de revistas e canais de televisão.

dec-es/dr/fp/tt