ROMA, 27 JUN (ANSA) – A Ucrânia denunciou nesta segunda-feira (27) um ataque russo contra um shopping de Kremenchuk, na província centro-oriental de Poltava.

De acordo com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, o local abrigava mais de mil civis na hora do bombardeio. “O shopping está em chamas, os socorristas estão lutando para apagar o incêndio. O número de vítimas é impossível de imaginar”, afirmou o mandatário no Telegram.

Zelensky também publicou um vídeo do prédio em chamas e coberto por uma enorme nuvem de fumaça negra. De acordo com o governo ucraniano, pelo menos duas pessoas morreram e 20 ficaram feridas, mas o balanço ainda pode se agravar.

“O ataque em Kremenchuk ocorreu em um lugar lotado e que é 100% irrelevante para as hostilidades”, disse o prefeito Vitaly Maletsky no Facebook. O shopping Amstor fica a 300 metros da estação ferroviária da cidade e recebia muitas pessoas que faziam compras em um supermercado.

“É mais um crime de guerra da Rússia, um crime contra a humanidade, um claro e cínico ato de terror contra a população civil. A Rússia é um Estado terrorista”, reforçou o governador da província de Poltava, Dmytro Lunin.

Poltava não faz parte do Donbass, região do leste da Ucrânia que é o alvo prioritário da Rússia em sua ofensiva. (ANSA).