Geral

Shopee reduz perda por entrega em 45% no Brasil no 1º tri

Shopee reduz perda por entrega em 45% no Brasil no 1º tri

Escritório da Shopee, da Sea, em Cingapura


(.)

(Reuters) – A Sea, dona da Shopee, disse que sua operação de comércio eletrônico diminuiu quase pela metade a perda por entrega no Brasil nos três meses encerrados em março ante um ano antes, segundo balanço divulgado nesta terça-feira.

No documento, a empresa com sede em Cingapura afirmou que teve perda trimestral operacional medida pelo Ebitda ajustado por entrega, excluindo despesas comuns administrativas, de 1,52 dólar, uma melhora “de mais 45%” em base anual.

O Ebitda, sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, é um indicador de resultado operacional.

A Shopee é uma das marcas estrangeiras de comércio eletrônico que vêm expandindo no país, mas divulga poucos dados detalhados sobre a operação local, onde enfrenta nomes como Magazine Luiza e Americanas, num cenário de juros e inflação alta.

A Sea também destacou no balanço que o aplicativo da Shopee manteve no trimestre a liderança de downloads e tempo gasto por usuários do segmento no Brasil, enquanto ficou na segunda posição em média mensal de usuários ativos. A empresa, que atribuiu os dados à data.ai, também disse que em março e abril liderou o ranking do setor em usuários ativos mensais.

Os dados da data.ai são gerados a partir de fontes incluindo o Google Play e a lojas de aplicativos de IOS, disse a empresa.

Um levantamento do Citi mostra um cenário menos otimista. Segundo relatório divulgado por analistas do banco na semana passada, os downloads da Shopee caíram 32% no Brasil em abril na comparação anual, após quedas leves em março e fevereiro.

A tendência de recuo em downloads, segundo o Citi, é vista em todas as empresas monitoradas. Já no tráfico de consumidores em seu site, a Shopee performou acima dos pares, com crescimento de 74% em abril ano a ano, ainda que a indústria aponte queda.

A Shopee recebeu em maio aval do Banco Central (BC) para operar como instituição de pagamentos no Brasil.

RESULTADOS SEA

A Sea, que também opera a SeaMoney, de serviços financeiros, e a unidade de jogos Garena disse que sua receita total de comércio eletrônico no trimestre cresceu 64,4% ano a ano.

No trimestre, a empresa saiu de Índia e França, enquanto custos crescentes e problemas na cadeia de suprimentos também tiveram impacto, levando as ações da Sea a caírem 70% neste ano.

A Sea ampliou a projeção de receita de comércio eletrônico para 2022 para entre 8,5 bilhões e 9,1 bilhões de dólares, de entre 8,9 bilhões a 9,1 bilhões esperados anteriormente.

O prejuízo líquido da empresa, no entanto, aumentou para 580,1 milhões de dólares, de 422,1 milhões de dólares em igual período de 2021. Excluindo itens, a empresa teve prejuízo por ação de 1,04 dólar, em comparação com a estimativa média dos analistas de prejuízo de 1,23 dólar por ação.

(Por Yuvraj Malik, em Bengaluru, e Anshuman Daga, em Cingapura; reportagem adicional André Romani, em São Paulo)

tagreuters.com2022binary_LYNXNPEI4G0XD-BASEIMAGE





Tópicos

Updated