Um vídeo que está circulando nas redes sociais mostra uma pessoa cultivando cogumelo em um papel higiênico que foi umedecido em água fervente. Depois, ela coloca as sementes da espécie pleurotus ostreatus (shimeji preto) dentro de um saco plástico e o fungo começa a se desenvolver.

Em entrevista à IstoÉ, o microbiólogo Domingos Leite, que atua como professor de biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), informou que é possível cultivar cogumelos em papel higiênico, pois o requisito básico para os fungos crescerem é a celulose, também encontrada em pedaço de madeira.

Ele também ressaltou que é saudável e seguro o consumo de cogumelos cultivados dessa maneira.

“No vídeo, percebemos que foi utilizado o shimeji preto, que pode ser composto por sementes de aveia cevada ou arroz, que foram fervidas antes para diminuir a carga bacteriana e depois foram mofadas”, acrescentou.

Para realizar esse tipo de cultivo, é necessário comprar as sementes já mofadas, umedecer um papel higiênico em água fervendo, que ajuda a diminuir o risco de contaminação, e colocar em um saco plástico.

“Esse material deve ficar pelo menos um mês lacrado, que é o tempo que o fungo leva para mofar. Depois, joga um pouco de água com o auxílio de um spray, que serve como um choque térmico e um lembrete para o fungo de que ele pode frutificar. Conforme a umidade é mantida, começa a produção dos cogumelos iniciais”, explicou o professor.

Ele ressaltou que o pacote plástico não precisa ficar exposto à luz, mas deve estar bem lacrado, pois, com a ruptura do saco, as bactérias presentes no ambiente podem contaminar o fungo. Durante o cultivo, os cogumelos também podem ser colocados dentro da geladeira no período da noite.

Assim que os cogumelos crescerem, podem ser colhidos e consumidos.