A varejista chinesa Shein abriu uma investigação interna depois da publicação de um anúncio de uma camiseta em seu site nos Estados Unidos com uma foto de um modelo semelhante a Luigi Mangione, acusado de matar o CEO da UnitedHealthcare, Brian Thompson.
O modelo parecido com Luigi usava uma camiseta branca de marga curta, com botões e estampa floral. A peça estava sendo vendida por pouco menos de US$ 10 (cerca de R$ 54,58 na cotação atual).
Um porta-voz da empresa informou que a imagem é de um fornecedor terceirizado e já foi retirada do ar. Após a conclusão da investigação, a Shein deve estudar as medidas a serem adotadas contra o fornecedor, de acordo com as políticas da varejista.
O nome do vendedor e o tempo em que a foto ficou disponível no site não foram informados. Também não foi comunicado se houve uso de Inteligência Artificial ou alguma outra técnica de manipulação de imagem.
Luigi Mangione foi preso em dezembro de 2024 sob suspeita de ter perseguido e assassinado Thompson, baleado no dia 4 de dezembro em Nova York. O rapaz nega as acusações.
Após repercussão do caso, Mangione chegou a ser apontado como herói popular por pessoas contrárias ao atual sistema de saúde privada nos EUA. Ele recebeu milhares de dólares em doações para pagar sua defesa por meio de campanhas de arrecadação de fundos.