Um promotor público da Espanha registrou uma acusação contra a cantora Shakira por fraude fiscal, disse um porta-voz à agência Reuters. A Promotoria alega que a artista colombiana sonegou mais de 14,5 milhões de euros (R$ 63,7 milhões) em impostos ao longo de três anos em que viveu na região nordeste da Catalunha. As informações são do G1.

Uma investigação rastreou postagens em redes sociais e estabelecimentos comerciais frequentados por Shakira para tentar provar que ela de fato fixou residência no país no período.

A Promotoria anunciou no dia 7 deste mês que apresentaria uma acusação contra a artista. Na ocasião, a assessoria de Shakira divulgou uma nota em que nega irregularidades:

“Shakira cumpriu em todos os momentos com suas obrigações tributárias e não deve qualquer quantia à Fazenda espanhola”, diz o texto. “A cantora tem uma atividade profissional intensa fora da Espanha e quase 90% de sua renda vem de outros países. Sua estrutura familiar é muito diferente dos modelos convencionais.”