O Serviço Geológico do Brasil (CPRM-SGB) anunciou a abertura de uma consulta pública, que ocorrerá entre 1º de maio e 15 de junho, visando colher sugestões para o Plano Decenal de Pesquisa de Recursos Minerais (PlanGeo 2026–2035). O plano será direcionado especialmente à identificação e priorização de minerais críticos e estratégicos para a transição energética e segurança alimentar, além de englobar áreas como inteligência mineral e minerais industriais e nucleares.
Segundo Inácio Melo, diretor-presidente do SGB, a participação ativa da sociedade e de especialistas do setor é essencial para fortalecer a qualidade técnica e estratégica do planejamento, garantindo investimentos e políticas públicas eficazes na próxima década. As informações e critérios adotados para seleção das áreas poderão ser consultados diretamente na página oficial do PlanGeo a partir de maio.
O plano inclui dois cenários possíveis de implementação: um mantendo o nível atual de recursos financeiros e humanos, baseado na média dos últimos cinco anos; e outro mais robusto, prevendo um aumento significativo, com o dobro dos investimentos anuais e um acréscimo de ao menos 50% no número de profissionais envolvidos. Essa estratégia visa assegurar que o planejamento atenda plenamente às necessidades nacionais em pesquisa e desenvolvimento mineral. Com informações de Notícias de Mineração.