Saúde da mulher

Sexo durante a menstruação pode facilitar o orgasmo e aliviar a cólica

Crédito: Freepik

“Mesmo que o debate sobre sexualidade e feminismo tenha ganhado força, o assunto ‘sexo durante a menstruação’ ainda é considerado polêmico para muitas pessoas”, afirma Mariana Betioli, obstetriz e fundadora da Inciclo. O tema também causa dúvidas e é cercado de mitos, esclarecidos a seguir pela especialista para a IstoÉ.

+ Menstruação atrasada? Pode ser resultado do estresse

+ 4 reações ‘bizarras’ pós-orgasmo, de acordo com estudos

É possível fazer sexo menstruada e essa é uma escolha individual. Durante esse período, o desejo sexual tende a crescer diariamente até a ovulação, que acontece cerca de 12 a 16 dias antes da próxima menstruação. “O clitóris fica mais sensível, há mais lubrificação e os hormônios sexuais (estrogênio e testosterona) ficam nas alturas, o que também facilita o orgasmo”, destaca Mariana.

No entanto, mesmo com o aumento da libido, inúmeras mulheres se privam de ter relações sexuais com parceiros(as) ou de se masturbar nesse período por falta de conhecimento. Uma pesquisa realizada pela Inciclo com 16 mil participantes registrou que mais de 85% delas relataram aumento do desejo sexual durante a menstruação, mas somente 49% revelou se permitir às experiências.

Benefícios

Além da facilidade de chegar em “chegar lá”, outro benefício é o alívio das cólicas menstruais. A obstetriz explica que “a cólica acontece quando o útero se contrai para expelir o sangue menstrual e, curiosamente, durante o orgasmo ele também se contrai para poder relaxar. O que melhora a dor é o efeito relaxante e analgésico do orgasmo somado ao aumento de fluxo sanguíneo na região pélvica e a liberação de hormônios de prazer”.

Mitos

Apesar de as chances serem baixas, é possível engravidar durante a menstruação — essa possibilidade é maior durante os cinco dias que antecedem a ovulação. O alerta é principalmente para as mulheres com ciclo menstrual irregular ou curto, devido à possibilidade de a ovulação acontecer poucos dias após a menstruação, pois os espermatozoides podem permanecer vivos até cinco dias após a ejaculação.

Além de prevenir a gravidez, o preservativo também reduz o risco de infecção sexualmente transmissível (IST), como HIV, herpes genital, sífilis e gonorreia. “Como a mulher está sangrando, há um risco um pouco maior de infecção durante as relações sexuais sem proteção”, alerta a especialista.

Outro mito é tratar o sexo durante a menstruação como anti-higiênico. Mariana reforça que esse é um período natural, por isso, não há motivo para vergonha ou nojo. “É um processo de desconstrução. Quando entendemos que o sangue que sai do nosso útero é limpo, puro, sem cheiro e cheio de vida, começamos a fazer as pazes com o nosso ciclo. Isso só contribui para podermos viver a nossa sexualidade de forma plena”, declara.

Como conter o sangue durante o sexo

Para quem prefere evitar o contato com o sangue durante o sexo, a especialista indica apostar no uso de disco menstrual, que tem o mesmo benefício do coletor menstrual, com a diferença que fica posicionado mais ao fundo, encaixado no colo do útero. Assim, além de não interferir na lubrificação, deixa o canal vaginal livre para a penetração, por isso, nenhuma das partes consegue senti-lo.

“Quando a mulher usa o disco menstrual, acaba conhecendo melhor a sua anatomia e passa a perceber seus desejos e sua libido, já que a relação sexual durante esse período pode ser mais espontânea”, finaliza a obstetriz da Inciclo.


Saiba mais
+ IPVA 2022 SP: veja como consultar e pagar o imposto
+ Um gêmeo se tornou vegano, o outro comeu carne. Confira o resultado
+ Reencarnação na história: uma crença antiquíssima
+ SP: Homem morre em pé, encostado em carro, e cena assusta moradores no litoral
+ Andressa Urach pede dinheiro na internet: ‘Me ajudem a pagar a fatura do meu cartão’
+ O que se sabe sobre a flurona?
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Horóscopo: confira a previsão de hoje para seu signo
+ Veja quais foram os carros mais roubados em SP em 2021
+ Expedição identifica lula gigante responsável por naufrágio de navio em 2011
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua