O Sevilla venceu de virada o Manchester United por 2 a 1 neste domingo, na cidade alemã de Colonia, e garantiu vaga na final da Liga Europa, onde irá tentar ampliar seu recorde de cinco títulos na competição continental.

O adversário dos espanhóis vai sair nesta segunda-feira, na semifinal entre a italiana Inter de Milão e o ucraniano Shakhtar Donetsk, que se enfrentam a partir das 16h00 (hora de Brasília) na cidade alemã de Düsseldorf.

No confronto deste domingo, os ingleses abriram o placar com pênalti cobrado pelo português Bruno Fernandes (aos 9), atual artilheiro da competição com oito gols. A virada espanhola veio com Suso (26) e De Jong (78).

A final do torneio europeu será na sexta-feira, dia 21 de agosto, em Colonia, sem a presença de público.

– Pressão inglesa –

A partida começou com o time inglês ameaçando o gol adversário logo no primeiro minuto, através do meia Bruno Fernandes, que soltou uma bomba que explodiu na marcação.

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

Cinco minutos depois, pênalti para a equipe da cidade de Manchester, após falta sofrida por Rashford. Bruno Fernandes foi para cobrança e marcou, ampliando para oito o número de gols na liderança da artilharia da Liga Europa.

O resultado adverso afetou a equipe espanhola, que passou a trocar passes sem efetividade e quase levou o segundo gol em seguida. Aos 13, em um contra-ataque puxado pelo meia português, o volante Fred recebeu livre dentro da área, mas finalizou para fora, à esquerda do goleiro Bono.

O Sevilla acordou e teve o primeiro lance de perigo com o meia Ocampos (15), que chegou na área adversária e bateu quase sem ângulo pelo lado esquerdo, obrigando o goleiro De Gea a espalmar.

O time espanhol passou a ter mais posse e a insistir em bolas levantadas na área inglesa. Após algumas tentativas frustradas, o lateral-esquerdo Reguillón foi à linha de fundo e cruzou, encontrando o meia Suso na segunda trave para mandar para a rede (26) e igualar o placar.

Apesar de terem menos posse de bola, os ingleses permaneceram mais tempo no campo de ataque e tiveram mais três boas chances para desempatar.

A primeira, numa cobrança de falta do atacante Rashford, espalmado por Bono (38). Seis minutos depois, o atacante do Manchester dominou pela esquerda, puxou para o meio e chutou para fora à direita de Bono. Já nos acréscimos da primeira etapa, Bruno Fernandes recebeu fora da área e mandou uma bomba, obrigando o goleiro do Sevilla a fazer grande defesa (46).

– Bono brilha –

Com onze finalizações contra quatro dos espanhóis na etapa inicial, os ingleses voltaram à carga logo no início do segundo tempo. Greenwood recebeu passe de Bruno Fernandes e avançou em direção a Bono, que salvou no último instante o chute cruzado do adversário.

Nos seis minutos seguintes, o Manchester teve três oportunidades com o atacante Martial, que na primeira foi cortado pela defesa e nas duas seguintes viu o goleiro da equipe espanhola fazer duas belas intervenções.

Diante da incapacidade de finalização de sua equipe, o técnico Julen Lopetegui promoveu algumas substituições para dar mais ofensividade ao Sevilla.

E uma delas foi providencial, com a entrada do atacante De Jong no lugar do companheiro de posição En-Nesyri.


E na primeira ação de perigo espanhola na etapa complementar, De Jong apareceu sozinho na pequena área após cruzamento pela direita e finalizou para virar o placar.

Para tentar se recuperar, o treinador do Manchester United, Ole Solskjaer, fez quatro substituições nos minutos finais da partida, que mantiveram a pressão inglesa diante de um adversário que se manteve todo no campo de defesa, segurando o resultado.

Apesar da postura defensiva, quase que o Sevilla ampliou, quando (90+4) novamente De Jong puxou um contra-ataque, mas demorou para tocar para o meio, sendo desarmado.

Com o apito final, além de ir em busca do sexto título na Liga Europa, o Sevilla garantiu a presença de um clube espanhol na decisão de um torneio europeu nesta temporada, após a eliminação do Barcelona e do Atlético de Madrid nas quartas de final da Liga dos Campeões.

– Ficha técnica da partida Sevilla-Manchester United (2 a 1), semifinais da Liga Europa:

Estádio: RheinEnergieStadion (Colonia)

Público: a portas fechadas por conta da pandemia

Árbitro: Dr. Felix Brych (ALE)

Gols:

Sevilla: Suso (26), L. de Jong (78)

Manchester United: Bruno Fernandes (9, de pênalti)

Cartões amarelos:


Sevilla: Carlos (22), Munir (86)

Manchester United: Williams (17), Rashford (67), Maguire (86)

Equipes:

Sevilla: Yassine Bounou – Jesús Navas (cap), Diego Carlos, Jules Kounde, Sergio Reguilón – Joan Jordan (Nemanja Gudelj 87), Fernando, Ever Banega – Suso (Franco Vázquez 75), Youssef En-Nesyri (Luuk De Jong 56), Lucas Ocampos (Munir 56). DT: Julen Lopetegui.

Manchester United: David De Gea – Aaron Wan-Bissaka (Timothy Fosu-Mensah 87), Victor Lindelöf, Harry Maguire (cap), Brandon Williams (Daniel James 87) – Fred, Bruno Fernandes – Paul Pogba – Mason Greenwood (Odion Jude Ighalo 90+3), Anthony Martial, Marcus Rashford (Juan Mata 87). DT: Ole Gunnar Solskjaer.

bur/dr/pm/lca


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias