Assim como toda a população mundial, você com certeza já sofreu de gases. E apesar de ser satisfatório, soltar um “pum” pode não ser tão inofensivo quanto parece. Entenda com informações do “IFL Science”. 

+ 9 motivos pelos quais você está fazendo mais cocô ultimamente

+ Entenda como acontece o ‘pum’ vaginal e saiba como evitá-lo

Em seu perfil no TikTok, o cirurgião plástico Anthony Youn deu uma resposta inesperada a um comentário ainda mais inesperado. “Uma vez eu soltei tantos puns que fiquei cego por três minutos”, foi a alegação de um usuário da plataforma. E o especialista afirmou que, apesar de improvável, o acontecimento é possível. 

“Embora isso seja muito improvável, se o gás que você solta é extremamente pungente, ele pode conter grandes quantidades de sulfeto de hidrogênio”, explicou o médico no vídeo. “Estudos mostram que o sulfeto de hidrogênio é muito eficaz na redução da pressão arterial. E se ele reduzir a pressão arterial para a artéria central da retina, seu pum teoricamente poderia lhe causar cegueira. Portanto, tome cuidado se estiver fazendo muitas bolhas na banheira”, brincou. 

Explicação científica

O sulfeto de hidrogênio é algo que pode fazer com que seus gases sejam especialmente pungentes, com o odor comparado a ovos podres ou repolho. E a exposição a níveis mais altos pode causar sintomas respiratórios que variam de rinite a insuficiência respiratória aguda, em concentrações de 10 a 500 partes por milhão (ppm) — sendo instantaneamente fatal de 500 a 1.000 ppm.

Graças a um estudo do gastroenterologista Michael Levitt, do Centro Médico de Veteranos de Minneapolis, nos Estados Unidos, sabe-se que a concentração encontrada nos “puns” de pessoas saudáveis ​fica em torno de 30,69 ppm, ou 30,69 miligramas por litro.

Como humanos saudáveis ​​produzem um volume de flatulência que varia de 476 a 1.491 mililitros, isso significa que você teria que encontrar algum tipo de sistema de armazenamento sem que a flatulência se dissipasse, então inalar tudo ao final de alguns dias; ou então, eliminar todos os gases de um dia de uma só vez para se aproximar de níveis inseguros de inalação de sulfeto de hidrogênio. Após isso, você teria de ser azarada o suficiente para que o gás reduzisse a pressão em sua artéria central da retina. 

Em suma, a menos que você tenha muito azar — ou faça muitos arranjos especiais —, é extremamente improvável que seus próprios gases te ceguem.